

O calendário econômico da semana, que vai de segunda-feira (15) a sexta-feira (19), reúne uma série de indicadores nacionais e internacionais capaz de movimentar os mercados financeiros e influenciar a expectativa dos investidores.
Publicidade
O calendário econômico da semana, que vai de segunda-feira (15) a sexta-feira (19), reúne uma série de indicadores nacionais e internacionais capaz de movimentar os mercados financeiros e influenciar a expectativa dos investidores.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Na segunda-feira (15), a agenda começa na zona do euro, com a divulgação das vendas no atacado da Alemanha e a balança comercial da União Europeia. A China, por sua vez, trará números sobre investimentos estrangeiros.
Um pouco mais tarde, no Brasil sai o tradicional Boletim Focus, com as principais expectativas dos agentes do mercado em relação aos dados de atividade econômica no País. Já nos Estados Unidos, destaque para o índice Empire State de atividade industrial.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A terça-feira (16) será um dos dias mais movimentados do calendário. No Reino Unido, saem dados como a variação de empregos e taxa de desemprego, além do rendimento semanal médio dos trabalhadores.
A zona do euro divulga a produção industrial mensal e o índice de percepção econômica, tanto da região da União Europeia, quanto da Alemanha. No Brasil, será conhecida a taxa de desemprego.
Já nos Estados Unidos, o dia traz uma bateria de indicadores: preços de bens exportados e importados, vendas no varejo, produção industrial e estoques das empresas.
O setor imobiliário também entra em foco, com índices divulgados à tarde, antes da publicação semanal dos estoques de petróleo bruto do American Petroleum Institute (API). No fim do dia, o Japão apresenta suas exportações anuais e a balança comercial.
Publicidade
Muita atenção ao dia 17 de setembro, porque aí vem uma Super-Quarta. O dia começa com o Reino Unido abrindo os dados de Índice de Preços ao Consumidor (IPC), tanto mensal quanto anual.
Nos Estados Unidos, a agenda inclui licenças de construção de casas, novos dados sobre o setor habitacional, estoques de petróleo do Energy Information Administration (EIA).
Contudo, os destaques são as projeções de taxa de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que coincidem com a decisão sobre a taxa Selic aqui no Brasil pelo Banco Central. Já o Japão divulga os pedidos de máquinas, importante termômetro da atividade industrial.
A decisão de política monetária e a divulgação das atas da reunião do Comitê de Política Monetária (MPC) no Reino Unido iniciam os trabalhos na quinta-feira (18).
Publicidade
Nos Estados Unidos, saem os pedidos iniciais por seguro-desemprego e o índice de atividade industrial do Fed da Filadélfia. Mais tarde, são publicadas as transações líquidas de longo prazo. À noite, o Reino Unido revela o índice de confiança do consumidor, enquanto o Japão anuncia o seu IPC.
Encerrando a semana, na sexta-feira (19), o Japão abre a agenda com a decisão de sua taxa de juros. Na Europa, a Alemanha publica o Índice de Preços ao Produtor (PPI).
O Reino Unido traz as vendas no varejo, tanto mensais quanto anuais, enquanto a China fecha a semana com a divulgação da Loan Prime Rate (LPR), taxa de referência para empréstimos no país.
03:00 – Vendas no atacado (Alemanha)
06:00 – Balança Comercial (União Europeia)
04:00 – Investimentos estrangeiros
08:30 – Boletim Focus
09:30 – Índice Empire State de Atividade Industrial
03:00 – Rendimento Médio
03:00 – Variação no Emprego
03:00 – Taxa de Desemprego
06:00 – Produção Industrial (mensal) (União Europeia)
06:00 – Percepção Econômica (União Europeia e Alemanha)
09:00 – Taxa de Desemprego
09:30 – Preços de Bens Exportados (mensal)
09:30 – Preços de Bens Importados (mensal)
09:30 – Vendas no Varejo (mensal)
10:15 – Produção Industrial (mensal)
11:00 – Estoques das Empresas (mensal)
14:00 – Índices do mercado imobiliário
17:30 – Estoques de Petróleo Bruto Semanal API
20:50 – Exportações (anual)
20:50 – Balança Comercial
03:00 – IPC (mensal e anual)
09:30 – Licenças de Construção
09:30 – Construção de Novas Casas (mensal)
11:30 – Estoque semanal de petróleo e gasolina EIA
15:00 – Projeção de taxa de juros
15:00 – Projeções Econômicas FOMC
15:30 – Coletiva de imprensa do Fed
18:30 – Taxa Selic
20:50 – Pedidos de máquinas
08:00 – Decisão da Taxa de Juros
08:00 – Atas da Reunião do MPC
09:30 – Pedidos Iniciais por Seguro-Desemprego
09:30 – Índice de Atividade Industrial Fed Filadélfia
17:00 – Transações Líquidas de Longo Prazo
20:01 – Índice de Confiança ao Consumidor
20:30 – IPC
00:00 – Decisão da Taxa de Juros
03:00 – PPI (Alemanha)
03:00 – Vendas no Varejo (mensal e anual)
22:15 – Taxa de empréstimos
*Com informações do Trading View.
Publicidade
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador