Bolsas internacionais avançam com otimismo sobre decisão do Federal Reserve, apesar das incertezas na China. (Foto: Adobe Stock)
A próxima grande crise americana, quando houver, será causada pelo setor financeiro, avaliou o sócio-fundador da JGP, André Jakurski. “Hoje, o volume de recursos aplicados em private debt pode causar um problema com ricochete em cima dos bancos, porque os bancos estão financiando muito as empresas que fazem crédito privado. Então, é por aí que vai acontecer a crise”, explicou.
Para Jakurski, as empresas dos Estados Unidos estão com medo de demitir os funcionários pelo receio de não conseguirem contratar novos empregados depois. Na avaliação dele, o período atual até o começo de 2026 pode ser de crescimento mais lento da economia americana.
Segundo Jakurski, os incentivos do “Big Beautiful Bill”, como é chamado pelo presidente americano, Donald Trump, já estão impactando positivamente as empresas, visto que é como se isso reduzisse o imposto de renda em 5% a 6% dessas companhias. “Há muitos elementos para eu acreditar que a economia dos EUA não vai afundar”, afirmou.