Veja como está a operação nas Bolsas de NY hoje (Foto: Adobe Stock)
O índice Dow Jones futuro inicia a manhã de quarta-feira (1º) em queda, assim como os demais índices das bolsas de Nova York no pré-mercado. Os indicadores estão pressionados pelo início da paralisação do governo federal nos EUA, depois de Wall Street acumular ganhos nos últimos três pregões.
A agenda dos EUA de hoje inclui os dados de criação de empregos no setor privado dos Estados Unidos, medidos pela ADP, e Índices de Gerentes de Compras (PMIs) industriais, além do discurso de uma autoridade do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
Enquanto isso, odólar hoje opera em queda ante outras moedas de economias desenvolvidas, estendendo perdas das três últimas sessões. Já os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) de mais longo prazo operam em alta, estendendo ganhos de ontem.
Dow Jones hoje: o que você deve acompanhar nesta quarta-feira (1º)
Paralisação dos EUA ceifa ânimo com risco de suspensão do payroll
O mês de outubro começa com os mercados repercutindo a paralisação do governo dos EUA decorrente de impasse sobre o orçamento federal no Congresso.
O último shutdown (paralisação) ocorreu entre 2018 e 2019, também no governo do então presidente Donald Trump, que exigia verbas para um muro na fronteira com o México. Após 35 dias do mais longo shutdown da história, ele recuou.
Na terça-feira (30), o republicano afirmou que a paralisação pode trazer “coisas boas”, como demissões.
Por outro lado, a paralisação da máquina pública americana pode trazer consequências importantes, como a possível suspensão do payroll. Esse movimento preocupa o Federal Reserve: Austan Goolsbee, presidente do Fed de Chicago, alertou que isso pode afetar decisões sobre cortes de juros. Lorie Logan, do Fed de Dallas, defendeu cautela, citando inflação ainda elevada.
Veja a cotação dos índices de Nova York
Às 9h18 (de Brasília), no mercado futuro, o Dow Jones caía 0,31%, o S&P 500 recuava 0,41% e o Nasdaq tinha queda de 0,49%. Já o índice DXY do dólar – que acompanha as flutuações da moeda americana em relação a outras seis divisas relevantes – tinha queda de 0,26%, a 97,48 pontos.