Setor de saúde deve ser a grande surpresa da Black Friday 2025, impulsionado principalmente pelas canetas emagrecedoras entre os produtos mais desejados pelos consumidores. (Imagem: Nati em Adobe Stock)
Canetas emagrecedoras, itens de beleza, eletrônicos e smartphones lideram a lista de produtos mais desejados da Black Friday 2025 e devem dominar as buscas e o faturamento neste ano, segundo projeções da Neotrust. A empresa, fonte de dados e inteligência sobre o e‑commerce brasileiro, estima um crescimento de 17% nas vendas digitais em relação a 2024, totalizando R$ 11 bilhões.
No comparativo com 2024, as categorias de saúde, esporte e lazer, automotivo, e beleza e perfumaria são as que mais devem crescer em volume de vendas, enquanto eletrodomésticos, eletrônicos e smartphones devem concentrar mais de um terço do faturamento total no período.
A alta no setor de saúde é a maior novidade deste ano. O estudo da Neotrust apontou um aumento de 72% nas vendas de janeiro a setembro, impulsionado principalmente pelas canetas emagrecedoras, que somaram mais de 2,3 milhões de unidades vendidas no período. Esse produto atingiu R$ 3,01 bilhões, valor quase cinco vezes superior ao registrado nos nove primeiros meses de 2024.
Léo Homrich Bicalho, Head de Negócios da Neotrust, afirma que a Black Friday continua sendo a data de vendas mais relevante do calendário comercial.
“A Black Friday é o período mais esperado pelos consumidores, com resultados até três vezes maiores do que um dia normal de vendas. Neste ano teremos outro fator que influencia positivamente a data, o 13.º salário será pago no dia do evento”, destaca.
O mercado de usados na Black Friday 2025
Além das lojas tradicionais e dos marketplaces, o mercado de produtos usados também deve se beneficiar do aquecimento das vendas de novembro. Segundo Flávio Passos, vice-presidente de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX, a plataforma já observa aumento na intenção de compra e venda neste mês.
“Historicamente, em novembro a intenção de venda e de compra aumenta, impulsionada pela Black Friday. Em pesquisa que fizemos em 2024, 93% dos entrevistados com intenção de compra disseram que costumam aproveitar as promoções da data”, explica.
Aparelhos celulares, como o Iphone, estão entre os produtos mais desejados pelos consumidores na Black Friday 2025. (Imagem: H_Ko em Adobe Stock)
Na OLX, eletrônicos, eletrodomésticos e roupas continuam entre as categorias mais desejadas pelos consumidores. A expectativa é que a tendência se repita neste ano.
“Os celulares, especialmente os iPhones, são os queridinhos. Mas os eletrodomésticos também devem se destacar, pois no primeiro semestre de 2025 essa foi a categoria com mais vendas por meio da OLX”, destaca Passos.
De acordo com levantamento da OLX referente ao mês de outubro (do dia 1 ao 22), os produtos mais vendidos foram:
Celulares e smartphones
Peças e acessórios automotivos
Geladeiras e freezers
Consoles de videogame
Artigos de ciclismo
Como aproveitar os descontos sem cair em armadilhas?
Diante de tantas ofertas tentadoras, o consumidor precisa equilibrar desejo e planejamento. Clay Gonçalves, planejadora CFP pela Planejar, alerta que a empolgação pode custar caro se não houver preparo.
“O momento de se planejar já passou. O ideal seria ter começado em maio ou junho, para acompanhar a variação dos preços”, afirma. Segundo Clay, sem esse histórico, o cliente perde a referência e pode pagar o mesmo valor de meses anteriores.
Para quem deixou o planejamento para a última hora, a educadora recomenda usar ferramentas de comparação de preços, como Zoom e Buscapé, que mostram o histórico dos valores. “Esses sites exibem gráficos de variação e ajudam a ver se o desconto é legítimo”, explica.
Ela também alerta para os descontos progressivos, que exigem a compra de mais de um produto. “Em vez de economizar, a pessoa acaba gastando mais. É preciso atenção a esse tipo de armadilha”, diz.
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A especialista recomenda calma e avaliação se o menor preço, de fato, está na Black Friday. “A Cyber Monday, na semana seguinte, pode oferecer melhores condições para quem busca eletrônicos. E no início do ano, quando o comércio liquida o que sobrou do estoque, os preços tendem a cair ainda mais”, afirma.
O FOMO nas compras
Clay lembra que o “fear of missing out” (em tradução livre, “medo de ficar de fora”, conhecido como FOMO) é um dos principais gatilhos usados pelo comércio para impulsionar compras por impulso.
“As pessoas compram porque têm medo de perder uma promoção ou de não participar do assunto do momento. Às vezes, nem sabem se realmente precisam do produto”, afirma.
Para evitar esse comportamento, ela sugere duas medidas práticas: “confundir o algoritmo” e se livrar das notificações de lojas. “Se você pesquisa muito sobre celulares, comece a assistir a vídeos de temas diferentes. Assim, os anúncios que te influenciam param de aparecer. E faça o descadastro de e-mails e mensagens promocionais, para não ser lembrado a todo momento.”
Na avaliação da planejadora, a principal lição é saber por que se está comprando. “Não tem nenhum problema você querer, você ter um desejo de consumo. O que você precisa entender se está dentro das possibilidades”, finaliza.