• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Direto da Faria Lima

“Quando houver ajuste fiscal, vai faltar papel na Bolsa”, diz Dalton Gardimam, da Ágora

Economista-chefe da corretora vê possibilidade de uma alta repentina com diminuição de incertezas sobre as contas públicas

Por Jenne Andrade

03/11/2025 | 4:00 Atualização: 31/10/2025 | 19:48

O Ibovespa já acumula alta de 20% em 2025 e encosta nos 150 mil pontos, um recorde histórico. Pelo menos nominalmente. Quando o assunto é avaliação, porém, o ângulo muda: a percepção é de que o índice avançou pouco diante do tamanho do desconto ainda presente nos ativos. Em outras palavras, a Bolsa brasileira segue muito barata e, agora, o que investidores institucionais querem entender é quando esse potencial de alta será finalmente destravado.

Leia mais:
  • Gestora do Bradesco chega a R$ 1 tri sob gestão e é eleita a melhor asset de 2025 entre as grandes casas
  • “Gostamos de operar contra os excessos de convicção do mercado”, diz Itaú Asset
  • BTG Pactual lança GOLB11, primeiro ETF de ouro do Brasil com estrutura híbrida de futuros e LFTs
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

  • Confira ainda: Por que os 18 recordes do Ibovespa em 2025 não têm ‘clima de festa’ entre investidores

Dalton Gardimam, economista-chefe da Ágora Investimentos, recentemente foi questionado sobre isso por um desses grandes tubarões do mercado, como relatou em entrevista exclusiva ao E-Investidor. Após discutirem o tema, ambos concluíram que as incertezas fiscais são um dos principais fatores que têm limitado a performance do Ibovespa.

Ainda assim, a visão é de que, caso haja um ajuste nas contas públicas, esperado para 2027 independentemente do governo eleito, e o cenário macroeconômico permanecer estável, a valorização dos ativos poderá ser substancial e rápida.

“Vai faltar papel na Bolsa (para tantos compradores), foi essa a expressão que nós usamos”, disse Gardimam.

A conclusão veio do fato de que, hoje, o mercado financeiro brasileiro está menor. Além de muitas empresas terem fechado capital, a lista de ofertas públicas iniciais (IPOs) continua vazia desde 2021. Paralelamente, os fundos de investimento, no geral, estão com uma exposição muito reduzida à renda variável, assim como as pessoas físicas, cuja representatividade no mercado caiu de 21% para 12,6% nos últimos cinco anos.

“Mas se você encaminha um ajuste, reduz a taxas de juros, a inflação vem para baixo, minimiza esse risco externo, vai faltar papel. Os fundos de pensão, os investidores estrangeiros e as pessoas físicas vão querer comprar. Em algum momento, eles reentrarão no mercado”, diz Gardimam.

Por que o investidor precisa ter Bolsa na carteira?

Acertar quando essa valorização substancial e rápida ocorrerá, entretanto, não é uma tarefa fácil. Por isso, o racional é de que não ter exposição à Bolsa brasileira é uma péssima decisão. Fazer isso pode deixar o investidor de fora de uma grande virada positiva no mercado doméstico.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Bom horizonte para os ativos de risco nem tanto para os de proteção. Se ações são uma boa aposta para ter retornos no médio prazo, investir em dólar, que geralmente vai bem quando a Bolsa vai mal, não tende a trazer esse rendimento tão rápido.

“Ainda não vemos o dólar com uma oportunidade de compra clara e evidente para ganho de capital”, aponta o economista-chefe da Ágora Investimentos. A moeda norte-americana já caiu 13% em relação ao real em 2025 e Gardimam acredita que esse movimento possa continuar no ano que vem, ainda que não na mesma magnitude.

A explicação tem menos a ver com a força do real, aponta o especialista, e mais com a fraqueza do dólar globalmente em função do aumento das incertezas associadas à questão fiscal – sempre ela – da economia americana.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ágora Investimentos | E-Investidor
  • Conteúdo E-Investidor
  • Ibovespa
Cotações
21/12/2025 6h01 (delay 15min)
Câmbio
21/12/2025 6h01 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ministério Público denuncia Nelson Tanure por operações feitas na Gafisa

  • 2

    13º salário com Selic a 15%: como investir com baixo risco e retorno maior

  • 3

    PGBL vale a pena até na declaração simplificada e pode aumentar sua restituição no Imposto de Renda

  • 4

    Liquidação do Master completa um mês: veja o que fazer se você ainda tem dinheiro a receber

  • 5

    Investir em PGBL até o final do ano garante desconto no IR; veja as mudanças na previdência privada

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Quais são os descontos aplicados para o IPVA 2026 no Rio Grande do Sul?
Logo E-Investidor
Quais são os descontos aplicados para o IPVA 2026 no Rio Grande do Sul?
Imagem principal sobre o CNH do Brasil: entenda como é a renovação facilitada para bons condutores
Logo E-Investidor
CNH do Brasil: entenda como é a renovação facilitada para bons condutores
Imagem principal sobre o Quina de hoje (19): VEJA NOVO HORÁRIO DO SORTEIO 6907
Logo E-Investidor
Quina de hoje (19): VEJA NOVO HORÁRIO DO SORTEIO 6907
Imagem principal sobre o 13º salário: servidores de Curitiba (PR) já podem consultar contracheque com detalhes dos descontos
Logo E-Investidor
13º salário: servidores de Curitiba (PR) já podem consultar contracheque com detalhes dos descontos
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Rio Grande do Sul: como funciona o desconto por pagamento antecipado
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Rio Grande do Sul: como funciona o desconto por pagamento antecipado
Imagem principal sobre o CNH do Brasil: como vai funcionar o reteste sem custo?
Logo E-Investidor
CNH do Brasil: como vai funcionar o reteste sem custo?
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Rio Grande do Sul: como e onde pagar o IPVA 2026
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Rio Grande do Sul: como e onde pagar o IPVA 2026
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram do Paraná?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram do Paraná?
Últimas: Direto da Faria Lima
Como as grandes gestoras usam IA para ganhar produtividade e tomar decisões que afetam seus investimentos
Direto da Faria Lima
Como as grandes gestoras usam IA para ganhar produtividade e tomar decisões que afetam seus investimentos

Gestoras do Bradesco, Santander, Itaú e Banco do Brasil revelam como a IA ajuda em suas análises

17/12/2025 | 05h30 | Por Beatriz Rocha
Itaú liga modo risk on e vai entrar em 2026 comprando mais mundo (e mais Brasil)
Direto da Faria Lima
Itaú liga modo risk on e vai entrar em 2026 comprando mais mundo (e mais Brasil)

Carteiras de investimento estão sendo ajustadas para incluir ações e renda fixa de mercados fora dos EUA; Bolsa brasileira ganha espaço, assim como NTNBs e renda fixa europeia

16/12/2025 | 16h12 | Por Luíza Lanza
Kinea analisa nova fase da corrida da IA no mercado e evoca até Pink Floyd
Direto da Faria Lima
Kinea analisa nova fase da corrida da IA no mercado e evoca até Pink Floyd

Relatório da gestora usa referência ao álbum "The Dark Side of the Moon" para discutir disputa entre big techs

16/12/2025 | 09h30 | Por Beatriz Rocha
“É difícil ver um investidor em busca de alocações em renda variável”, diz sócio da MAG Investimentos
Direto da Faria Lima
“É difícil ver um investidor em busca de alocações em renda variável”, diz sócio da MAG Investimentos

Gestora com R$ 17 bilhões sob gestão aposta em expandir a sua carteira de crédito privado em 2026

15/12/2025 | 03h00 | Por Daniel Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador