Bitcoin cai pelo terceiro dia consecutivo após comentários hawkish de Jerome Powell. Investidores realizam lucros e reduzem risco à espera das próximas decisões de juros nos EUA. (Imagem: Adobe Stock)
O bitcoin e as principais criptomoedas registraram queda pelo terceiro dia seguido nesta quinta-feira (30), atingindo o patamar mais baixo em cerca de uma semana. O mercado de ativos digitais segue digerindo os comentários hawkish do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell.
Por volta das 16h (em Brasília), o bitcoin tinha queda de 3,75%, a US$ 106.986,05 e o ethereum caía 5,47%, a US$ 3.724,50, de acordo com a plataforma Coinbase.
As declarações de Powell, indicando que um novo corte de juros em dezembro não está garantido, ocasionaram um movimento de realização de lucros e redução de riscos, afirma a CEO de ativos digitais da FG Nexus, Maja Vujinovic. “Muitos investidores estão realizando lucros nesses níveis de resistência e reduzindo a exposição até que haja mais clareza tanto do Fed, quanto da economia global em geral”, pondera Vujinovic.
A volatilidade do bitcoin aumentou desde o fim da quarta-feira (29), também em reação aos comentários, aponta a FxPro. Apesar disso, os analistas destacam que não houve liquidações significativas, mesmo com a capitalização do mercado cripto caindo pelo quarto dia consecutivo.
Já o Mercado Bitcoin aponta que esses movimentos mais voláteis são normais a curto prazo, “diante da incerteza sobre a próxima decisão de juros”, mas que o quadro macroeconômico no geral é positivo para ativos digitais no médio prazo.