• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Direto da Faria Lima

O movimento que fez uma gestora reacender o apetite por ações e atrair quem fugiu da Bolsa

Gestora lançou novo fundo de dividendos, com liquidez e pagamento mensal aos cotistas; uma estrutura pensada para ser atrativa e ajudar no retorno gradual à Bolsa, da pessoa física aos institucionais

Por Luíza Lanza
Editado por Geovana Pagel

05/11/2025 | 9:55 Atualização: 05/11/2025 | 9:55

Fernando Tendolini, head de renda variável, e Isabel Lemos, gestora de renda variável da FAR. (Arte de Victoria Fuoco / Foto: Divulgação/FAR)
Fernando Tendolini, head de renda variável, e Isabel Lemos, gestora de renda variável da FAR. (Arte de Victoria Fuoco / Foto: Divulgação/FAR)

A Fator Administração de Recursos (FAR) está estreando no mercado um novo fundo de ações com foco em empresas pagadoras de dividendos: o Fator Div Ações. O objetivo é investir em ações que integrem o índice de dividendos da B3, o IDIV, cujo track record (histórico de desempenho) nos últimos anos se mostrou mais rentável que a Selic e outras estratégias de renda variável em muitas janelas longas.

Leia mais:
  • “Gostamos de operar contra os excessos de convicção do mercado”, diz Itaú Asset
  • BTG Pactual lança GOLB11, primeiro ETF de ouro do Brasil com estrutura híbrida de futuros e LFTs
  • Gestora do Bradesco chega a R$ 1 tri sob gestão e é eleita a melhor asset de 2025 entre as grandes casas
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A gestora multiestratégia com R$ 6 bilhões em ativos sob gestão não quer “inventar a roda”, mas colocar à disposição do mercado um produto com características que podem atrair para a Bolsa investidores que andam sumidos. A participação de pessoa físicas na B3 caiu de 21,4% do todo em 2020 para 12,6% do total este ano.

Como mostramos nesta outra reportagem, apesar do Ibovespa estar na máxima nominal da história, boa parte dos investidores não embarcou na “festa”. Aqueles indicadores tradicionais de um bull market – onda de operações de abertura de capital, captação positiva nos fundos de ações e multimercados – também não têm dado as caras.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Com a taxa Selic estacionada em 15% ao ano, o investidor ainda exige motivos melhores que o recorde do IBOV para voltar para a Bolsa. E é nisso que a Fator acha que seu novo fundo pode ajudar.

Primeiro, porque o histórico do IDIV mostra que a estratégia de dividendos foi bem sucedida ao longo dos últimos anos, com retornos sólidos nos momentos de alta no mercado e quedas mais amenas nos ciclos de baixa.

“O Fator Div Ações não é um fundo de timing. É uma estratégia voltada ao compounding de longo prazo, com foco em empresas com grande capacidade de conversão de resultados em geração de caixa e que, portanto, pagam dividendos robustos, independentemente do ciclo macroeconômico”, explica Isabel Lemos, gestora de renda variável da FAR.

O desafio é reeducar o investidor em relação à estratégia de dividendos, deixando de lado aquela história muito utilizada no mercado que diz que são produtos conservadores, defensivos; uma ideia que também passaria por retornos mais modestos em ciclos de bull market. Lemos quer desmistificar isso. Ela prefere o termo “qualidade” para se referir à estratégia.

“É importante reolhar esse produto e escutar um pouco dessa análise quantitativa de resultados. Nos últimos 20 anos, o IDIV bate todos os outros índices, mesmo aqueles de maior beta”, destaca a gestora.

Além do histórico de performance, o fundo foi estruturado para ser mais atrativo que os tradicionais veículos de dividendos. O Fator Div Ações oferece liquidez D+3 e distribuição mensal de proventos, combinação que, segundo a gestora, conversa diretamente com o que o investidor busca: renda e acesso rápido ao capital.

Publicidade

O IDIV já funciona como uma primeira peneira qualitativa, pois seleciona, dentre o universo de empresas listadas na B3, aquelas que se destacam pela distribuição de proventos nos 24 meses anteriores à seleção da carteira. A partir dessa seleção, a Fator faz a própria peneira, selecionando, dentro desse grupo, aqueles nomes que passam no crivo da análise fundamentalista da casa. O fundo tem hoje cerca de 20 papéis na carteira.

Unir liquidez, pagamento mensal de dividendos aos cotistas e a expertise da gestão ativa é uma forma também de fazer frente às estratégias indexadas, que vem se popularizando no Brasil pela eficiência de custos em relação aos fundos, que tradicionalmente cobram do investidor o “2 com 20”. O novo fundo da Fator tem taxa de administração de 1%, além de taxa de performance de 20% sobre o que superar o IDIV.

Para Fernando Tendolini, head de renda variável da FAR, os Exchage Traded Funds (ETFs) que replicam a estratégia do IDIV, o principal concorrente do novo fundo da casa, não têm a liquidez suficiente para acomodar a volta de um outro grupo de investidores, que também continuam fora da Bolsa. Os institucionais. O foco da casa é promover um “retorno suave” para a renda variável, com um produto que abarque todos os públicos. Para que eles voltem, mas, sobretudo, permaneçam independentemente do ciclo.

“Criamos um fundo com critérios rigorosos, mas sem viés conjuntural. A classe de ações deve estar sempre presente no portfólio dos investidores, em maior ou menor proporção. O investidor não precisa tentar acertar quando o BC vai subir ou cortar juros, ou se o dólar vai subir ou cair”, diz Tendolini. “É um produto para manter em carteira, tanto para pessoa física quanto para institucionais.”

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Dividendos
  • Fundos de ações
  • fundos de dividendos
Cotações
21/12/2025 8h55 (delay 15min)
Câmbio
21/12/2025 8h55 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ministério Público denuncia Nelson Tanure por operações feitas na Gafisa

  • 2

    13º salário com Selic a 15%: como investir com baixo risco e retorno maior

  • 3

    PGBL vale a pena até na declaração simplificada e pode aumentar sua restituição no Imposto de Renda

  • 4

    Liquidação do Master completa um mês: veja o que fazer se você ainda tem dinheiro a receber

  • 5

    Ibovespa na semana: Brava sobe 15% com expectativa de venda de poços; Direcional lidera quedas

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Rio Grande do Sul: como funciona o Programa Bom Motorista?
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Rio Grande do Sul: como funciona o Programa Bom Motorista?
Imagem principal sobre o Quais são os descontos aplicados para o IPVA 2026 no Rio Grande do Sul?
Logo E-Investidor
Quais são os descontos aplicados para o IPVA 2026 no Rio Grande do Sul?
Imagem principal sobre o CNH do Brasil: entenda como é a renovação facilitada para bons condutores
Logo E-Investidor
CNH do Brasil: entenda como é a renovação facilitada para bons condutores
Imagem principal sobre o Quina de hoje (19): VEJA NOVO HORÁRIO DO SORTEIO 6907
Logo E-Investidor
Quina de hoje (19): VEJA NOVO HORÁRIO DO SORTEIO 6907
Imagem principal sobre o 13º salário: servidores de Curitiba (PR) já podem consultar contracheque com detalhes dos descontos
Logo E-Investidor
13º salário: servidores de Curitiba (PR) já podem consultar contracheque com detalhes dos descontos
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Rio Grande do Sul: como funciona o desconto por pagamento antecipado
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Rio Grande do Sul: como funciona o desconto por pagamento antecipado
Imagem principal sobre o CNH do Brasil: como vai funcionar o reteste sem custo?
Logo E-Investidor
CNH do Brasil: como vai funcionar o reteste sem custo?
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Rio Grande do Sul: como e onde pagar o IPVA 2026
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Rio Grande do Sul: como e onde pagar o IPVA 2026
Últimas: Direto da Faria Lima
Como as grandes gestoras usam IA para ganhar produtividade e tomar decisões que afetam seus investimentos
Direto da Faria Lima
Como as grandes gestoras usam IA para ganhar produtividade e tomar decisões que afetam seus investimentos

Gestoras do Bradesco, Santander, Itaú e Banco do Brasil revelam como a IA ajuda em suas análises

17/12/2025 | 05h30 | Por Beatriz Rocha
Itaú liga modo risk on e vai entrar em 2026 comprando mais mundo (e mais Brasil)
Direto da Faria Lima
Itaú liga modo risk on e vai entrar em 2026 comprando mais mundo (e mais Brasil)

Carteiras de investimento estão sendo ajustadas para incluir ações e renda fixa de mercados fora dos EUA; Bolsa brasileira ganha espaço, assim como NTNBs e renda fixa europeia

16/12/2025 | 16h12 | Por Luíza Lanza
Kinea analisa nova fase da corrida da IA no mercado e evoca até Pink Floyd
Direto da Faria Lima
Kinea analisa nova fase da corrida da IA no mercado e evoca até Pink Floyd

Relatório da gestora usa referência ao álbum "The Dark Side of the Moon" para discutir disputa entre big techs

16/12/2025 | 09h30 | Por Beatriz Rocha
“É difícil ver um investidor em busca de alocações em renda variável”, diz sócio da MAG Investimentos
Direto da Faria Lima
“É difícil ver um investidor em busca de alocações em renda variável”, diz sócio da MAG Investimentos

Gestora com R$ 17 bilhões sob gestão aposta em expandir a sua carteira de crédito privado em 2026

15/12/2025 | 03h00 | Por Daniel Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador