O Dow Jones fechou em queda nesta terça-feira (4). Os demais índices das bolsas de Nova York também terminaram o pregão no campo negativo.
Publicidade
O Dow Jones fechou em queda nesta terça-feira (4). Os demais índices das bolsas de Nova York também terminaram o pregão no campo negativo.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A desvalorização aconteceu em meio a incertezas sobre futuros novos cortes de juros nos EUA. Na segunda-feira (3), dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) sinalizaram que a próxima decisão de juros do BC americano, a de dezembro, está em aberto.
Já nesta terça, a vice-presidente de supervisão do Fed, Michelle Bowman, participou de evento, mas não comentou sobre política monetária ou perspectivas econômicas que pudessem sinalizar a trajetória das taxas de juros do Fed.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Bowman discorreu sobre aspectos de regulação do sistema financeiro e destacou que o tema deve ser abordado de maneira “muito pragmática e prática”, ao participar de painel da Conferência Internacional do Santander.
“Nos EUA, ressalto a importância de ter certeza de ter o nível apropriado e escrutínio de regulação e supervisão para a complexidade de risco e tamanho adequados de uma instituição financeira”, acrescentou.
O shutdown do governo Trump, que hoje entrou em seu 35º dia, igualando o recorde da paralisação de 2018-2019, também pesou no sentimento e impediu a divulgação de diversos indicadores, como o relatório Jolts (relatório sobre a abertura de novas vagas de trabalho), a balança comercial e as encomendas à indústria no país.
O líder da maioria no Senado, John Thune (Republicano), disse que não há votos para encerrar o filibuster e alertou que “não há vencedores” na paralisação. O presidente da Câmara, Mike Johnson (Republicano), relatou conversa com o presidente Donald Trump sobre o Programa de Assistência Nutricional Suplementar (SNAP), afetado pelo shutdown.
No fechamento, o Dow Jones caiu 0,53%, o S&P 500 recuou 1,17% e o Nasdaq cedeu 2,04%. O índice VIX, espécie de “termômetro do medo” em Wall Street, saltou 10,66%, depois de renovar maior nível desde 22 de outubro. Entre ações, Nvidia, AMD e Intel caíram 3,96%, 3,7% e 6,25%, respectivamente, enquanto a Palantir tombou 7,94%, apesar de superar estimativas de lucro e receita no trimestre. Já o índice DXY do dólar – que acompanha as flutuações da moeda americana em relação a outras seis divisas relevantes – subiu 0,34%, a 100,224 pontos.
*Com informações de Laís Adriana e Sergio Caldas, do Broadcast
Publicidade
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador