O fim de ano costuma trazer ajustes no calendário de funcionamento do mercado financeiro brasileiro, em que o Ibovespa adota horários diferenciados e, em algumas datas, suspende completamente as negociações.
Publicidade
O fim de ano costuma trazer ajustes no calendário de funcionamento do mercado financeiro brasileiro, em que o Ibovespa adota horários diferenciados e, em algumas datas, suspende completamente as negociações.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Segundo comunicado da B3, no caso da véspera de Natal, 24 de dezembro, não haverá pregão, seguindo a prática de paralisação em dias que antecedem feriados nacionais relevantes no fim de ano. As operações serão retomadas na sexta-feira, 26 de dezembro, mantendo o fluxo regular de negócios.
A paralisação abrange todos os segmentos negociados na B3, incluindo ações e ETFs de rendas diversas. Além disso, ficam suspensos serviços de compensação, liquidação, movimentação de garantias e empréstimos de ativos.
O Ibovespa é o principal indicador do desempenho do mercado acionário brasileiro e funciona como referência para investidores, de acordo com o Santander.
Ele não é apenas um número: serve para medir o desempenho de investimentos. Se uma carteira rende mais do que o índice em determinado período, significa que os recursos foram bem aplicados. Já um desempenho abaixo do índice indica que pode ser necessário ajustar a estratégia, revisando escolhas de ações ou a distribuição de recursos para melhorar os resultados.
Na sexta-feira, 26 de dezembro, a B3 retoma a totalidade das operações, com pregão regular para todos os mercados de renda variável, renda fixa e câmbio, segundo a B3. Nesse dia, investidores poderão voltar a negociar ações, ETFs e títulos públicos normalmente.
De acordo com informações da B3, a maior parte dos investidores é composta por homens com idades entre 36 e 45 anos, predominando no estado de São Paulo. Entre o público feminino, observa-se o mesmo padrão de faixa etária e localização geográfica, representando atualmente quase 26% do total de investidores, percentual que vem crescendo gradualmente a cada ano.
Colaborou: Giovana Sedano.
Publicidade
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador