Após abrirem em alta, os índices das bolsas de Nova York perderam força e a maioria passou a operarem queda nesta sexta-feira (2).
Após abrirem em alta, os índices das bolsas de Nova York perderam força e a maioria passou a operarem queda nesta sexta-feira (2).
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Apesar da atual indefinição, os mercados acionários dos EUA começaram 2026 em alta, impulsionados por uma nova onda de otimismo em torno da Inteligência Artificial (IA), que favorece especialmente as ações do setor de tecnologia. O índice Nasdaq, subia 0,03%, no fechamento, após notícias vindas da Ásia que levaram o índice tecnológico regional a uma máxima histórica.
Nesse contexto, a empresa chinesa de design de chips Shanghai Biren Technology disparou em sua estreia na bolsa de valores de Hong Kong. As ações do Baidu também subiram depois que sua unidade de chips de IA protocolou confidencialmente um pedido de oferta pública inicial (IPO), enquanto a DeepSeek divulgou um artigo descrevendo uma abordagem mais eficiente para o desenvolvimento de inteligência artificial.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Entretanto, após a divulgação do Índice de Gerentes de Compras (PMI) industrial, os índices americanos perderam fôlego e agora sugerem que Wall Street amplie perdas, que já acumula desde o dia 26. Ao longo de 2025, os mercados acionários americanos asseguraram ganhos de 13% a 20%.
O PMI industrial dos EUA caiu de 52,2 em novembro a 51,8 em dezembro, segundo pesquisa final divulgada hoje pela S&P Global. O resultado definitivo de dezembro confirmou a estimativa preliminar e a projeção de analistas consultados pela FactSet.
Ainda há expectativa de que o presidente Donald Trump anuncie ainda em janeiro o sucessor de Jerome Powell na presidência do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), mas a aposta majoritária do mercado é de manutenção dos juros neste mês. A ata da reunião mais recente indicou apoio a cortes à frente caso a inflação desacelere, embora tenha revelado divergências no comitê.
No câmbio, o dólar hoje sobe levemente ante outras moedas de economias desenvolvidas, após o índice DXY – que acompanha as flutuações da moeda americana em relação a outras seis divisas relevantes – acumular queda de 9,4% em 2025. Os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) operam em alta, estendendo ganhos da última sessão do ano passado.
Publicidade
Também no fechamento, o índice Dow Jones havia invertido o sentido da manhã e subia 0,66%, o S&P 500 ganhava 0,19% e o Nasdaq operava estável. Dentre as ações de destaque, a Tesla registrava perdas de 2,58%. A Alphabet, controladora do Google, avançava 0,70% e a Intel tinha alta de 6,72%. Já o índice DXY do dólar tinha alta de 0,17%, a 98,45 pontos.
*Com informações de Sergio Caldas, da Broadcast
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador