As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta segunda-feira, impulsionadas por ações de defesa, após os EUA atacarem a Venezuela e capturarem o presidente Nicolás Maduro no fim de semana.
Publicidade
As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta segunda-feira, impulsionadas por ações de defesa, após os EUA atacarem a Venezuela e capturarem o presidente Nicolás Maduro no fim de semana.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Na volta do feriado de Ano-Novo, o índice japonês Nikkei subiu 2,97%, a 51.832,80 pontos. O setor de defesa foi destaque em Tóquio: IHI Corp saltou 8,99%, enquanto Mitsubishi Heavy Industries e Kawasaki Heavy Industries garantiram respectivos ganhos de 8,39% e 7,90%.
Com a ajuda de papéis de defesa e de chips, o sul-coreano Kospi avançou 3,43% em Seul, a 4.457,52 pontos, renovando máxima histórica pelo segundo pregão consecutivo.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na madrugada de sábado (3), forças militares dos EUA bombardearam a Venezuela e detiveram Maduro, que foi levado para Nova York, onde será julgado sob acusação de narcoterrorismo e outros crimes. Membro fundador da Opep, a Venezuela detém as maiores reservas comprovadas de petróleo bruto do mundo, com 303 bilhões de barris, ou cerca de 17% do total global, segundo dados dos EUA.
Em outras partes da Ásia, o Taiex registrou alta de 2,57% em Taiwan, a 30.105,04 pontos, e o Hang Seng ficou praticamente estável em Hong Kong, com ligeiro ganho de 0,03%, a 26.347,24 pontos.
Os mercados da China continental, também em seu primeiro pregão em 2026, ficaram igualmente no azul. Principal índice acionário chinês, o Xangai Composto subiu 1,38%, a 4.023,42 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 2%, a 2.581,52 pontos.
Levantamento da S&P Global com a RatingDog mostrou que o PMI de serviços chinês recuou para 52 em dezembro, atingindo o menor nível em seis meses. A leitura acima de 50, porém, indica que o setor continua em expansão.
Publicidade
Na Oceania, a bolsa australiana manteve-se estável, com alta marginal de 0,01% do S&P/ASX 200 em Sydney, a 8.728,60 pontos.
*Com informações de AE/Broadcast (Sergio Caldas)
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador