O Dow Jones e os demais índices das bolsas de Nova York fecharam em alta nesta segunda-feira (26) em uma semana movimentada por balanços e expectativas com decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) na quarta-feira (28).
O Dow Jones e os demais índices das bolsas de Nova York fecharam em alta nesta segunda-feira (26) em uma semana movimentada por balanços e expectativas com decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) na quarta-feira (28).
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Clima de pouca propensão ao risco manteve o ouro acima de US$ 5 mil por onça-troy, marca superada na noite de domingo (25). Investidores assimilam riscos crescentes de uma nova paralisação do governo americano, além de potencial escolha do sucessor do presidente do BC americano, Jerome Powell.
Tensões geopolíticas seguem como pano de fundo após operação de Israel em Gaza e relatos de destituição do oficial de mais alta patente das Forças Armadas da China, visto como sinal de endurecimento da força de Xi Jinping.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na agenda econômica hoje, as encomendas de bens duráveis nos Estados Unidos subiram 5,3% em novembro ante outubro, a US$ 323,8 bilhões, segundo dados publicados hoje pelo Departamento do Comércio do país. O resultado veio bem acima da projeção de analistas consultados pela FactSet, de avanço de 1,0% no período.
No câmbio, o dólar hoje teve uma rodada de fraqueza e o índice DXY atingiu a mínima em quatro meses ante uma cesta de moedas após o iene disparar com especulações sobre coordenação em intervenções dos EUA e Japão para dar sustentação à moeda japonesa.
O Federal Reserve de Nova York contatou potenciais contrapartes na sexta-feira (23) para verificar as taxas de câmbio, segundo o The Wall Street Journal. Essas verificações consistem em consultas sobre os preços disponíveis e podem preceder intervenções cambiais diretas. “No curto prazo, um iene mais forte significa um dólar mais fraco, o que é inflacionário para os EUA”, afirma Kathleen Brooks, da XTB. Isso pode criar problemas para o Federal Reserve, acrescenta.
Os juros dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) recuaram nesta segunda-feira com ambiente de cautela.
Publicidade
Dentre as ações de destaque, os papéis da USA Rare Earth (USAR) saltaram 7,87%, após o governo americano confirmar acordo com a empresa de terras raras. Os ativos das mineradoras Newmont (NEM) e Freeport-McMoRan (FCX) subiram 1,3% e 1,26%, respectivamente, acompanhando a alta do ouro. A Apple (AAPL) subiu 2,97%, a Intel (INTC) recuou 5,72% e a United Airlines (UAL) avançou 0,02%.
No fechamento, o índice Dow Jones subiu 0,64%, o S&P 500 teve alta de 0,5% e o Nasdaq avançou 0,43%. O índice DXY recuou 0,57%, para 97,04o pontos, após atingir a mínima de 96,806 pontos.
*Com informações de Patricia Lara, da Broadcast
Publicidade
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador