Publicidade

(Estadão Conteúdo) – A maioria das bolsas europeias fechou em baixa nesta segunda-feira, em dia de liquidez reduzida por conta de feriados no Reino Unido e nos Estados Unidos, que mantiveram os mercados locais fechados. No foco de investidores, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Alemanha de maio apontou para aceleração da inflação na principal economia do continente.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em queda de 0,49%, aos 446,76 pontos.

A alta mensal do CPI alemão foi de 0,5%, ante previsão de crescimento a 0,3%, segundo a leitura preliminar divulgada hoje. Já a taxa anualizada subiu 2,5% em maio, 0,1 ponto porcentual acima das expectativas de analistas consultados pelo The Wall Street Journal. O índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, recuou 0,64% hoje, aos 15.421,13 pontos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para o ING, o indicador mostrou que “todas as potenciais pressões inflacionárias” estão “em pleno andamento” na Alemanha. O banco prevê que o CPI do país pode eventualmente variar entre 3% e 4% no segundo semestre deste ano. Este cenário, diz a instituição, complica ainda mais a tentativa do Banco Central Europeu (BCE) de evitar discussões sobre a redução de compras de ativos.

Acompanhando Frankfurt e respondendo ao menor volume de negociações com os feriados no Reino Unido e EUA, o índice CAC 40, da Bolsa de Paris, encerrou o pregão em queda de 0,57%, aos 6.447,17 pontos, enquanto o IBEX 35, de Madri, cedeu 0,82%, aos 9.148,90 pontos, na mínima do dia. Já o PSI 20, de Lisboa, teve baixa maior, de 1,19%, aos 5.180,18 pontos, e terminou a sessão também na mínima intraday.

O mercado também acompanhou hoje a divulgação do relatório de perspectivas econômicas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que elevou a sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) global em 2021, mas alertou para a recuperação desigual, com economias emergentes pressionadas.

Em Milão, o índice FTSE MIB contrariou o movimento geral e registrou alta na maior parte do dia, mas acabou fechando estável, aos 25.170,55 pontos. A ação da Atlantis foi a que mais subiu na bolsa italiana, em alta de 2,94%, puxada pela notícia de que a companhia vendeu sua participação na Autostrade per l’Italia, uma sociedade anônima que gere trechos de rodovias sob concessão no país, de acordo com reportagem da Reuters.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
Seu Bolsa Família atrasou? Descubra o que fazer
Este truque simples pode te fazer economizar definitivamente em 2025
Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2806 de hoje, terça-feira (10)
Cafeteira elétrica, de espresso ou coador: qual aumenta mais a conta de luz?
5 vantagens de fazer a Declaração do Imposto de Renda
Como declarar bens adquiridos fora do Brasil?
Cartão de crédito: bancos lançam novidade para diminuir dívidas; entenda
14º salário para aposentados cai neste mês?
Starlink: qual o plano mais barato da internet do Elon Musk?
Descubra como ganhar R$ 3 mil por mês com ações destas 5 empresas
Como investir em vinho? Confira as melhores dicas
>