(Reuters) – O Ibovespa gravitava em torno da estabilidade nesta sexta-feira (4), com investidores fazendo uma pausa nas compras de ações após sucessivas máximas, enquanto se aprofundam sobre dados de emprego dos Estados Unidos e suas possíveis consequências para a política monetária.
Leia também
Alternando alta de baixa desde a abertura do pregão, o principal índice da bolsa brasileira mostrava baixa de 0,24%, aos 129.284,25 pontos às 12h. O giro financeiro da sessão somava 11,16 bilhões de reais.
O Departamento do Trabalho dos EUA divulgou que o país criou 559 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola em maio, ante previsão de economistas de 650 mil. Mas a taxa de desemprego caiu de 6,1% para 5,8% entre abril e maio.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os índices de Wall Street subiam de forma robusta após a divulgação dos dados, com a percepção majoritária de que o Federal Reserve manterá a política monetária frouxa.
“O número apresenta viés negativo para as expectativas mais fortes em relação à recuperação americana”, afirmou Felipe Sichel, estrategista-chefe do modalmais, prevendo que, sem intensificação do choque inflacionário, o Fed deve manter uma postura cautelosa, começando a discutir o tapering em julho.
Por aqui, movimentos pontuais de realização de lucros, após seis altas seguidas e novas máximas históricas do Ibovespa, marcavam a sessão. Mas os investidores tampouco se dispunham a vendas mais fortes, após várias casas de análise terem elevado previsões de alta para 2021, na esteira do PIB brasileiro do primeiro trimestre, que veio acima das expectativas.