No exterior, após as fortes perdas das bolsas americanas e europeias e alta do dólar na sessão de ontem persiste hoje um sentimento de cautela. Os principais índices acionários estão operando mistos nesta manhã de quinta-feira.
Como fatores negativos podemos destacar o avanço do Coronavirus em alguns países, em especial nos EUA, projeções econômicas pessimistas do FMI e tensões comerciais entre americanos e europeus. Como positivo, o banco central europeu (BCE) anunciou pela manhã a criação de um instrumento de acordo de recompra para fornecer liquidez em euros a BCs fora da Zona do Euro em meio à crise do Coronavírus.
Publicidade
No Brasil, a aprovação do novo marco legal do saneamento básico pelo Senado ontem à noite, por 65 votos a 13, deve repercutir bem. A agenda robusta de hoje também deve movimentar os negócios, sobretudo o mercado de juros e câmbio. O mercado deve digerir o Relatório Trimestral de Inflação e a divulgação do IPCA-15 de junho. Por fim, o Ibovespa pode abrir em alta, sem muito ímpeto, reagindo a aprovação do novo marco legal de saneamento e deve ficar no aguardo da abertura das bolsas nos EUA para firmar movimento.