As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta segunda-feira, com investidores monitorando os esforços de reabertura econômica nos EUA e em várias partes da Europa, mas também atentos a sinais de uma segunda onda de infecções por covid- 19 em partes da Ásia, como China e Coreia do Sul.
As bolsas da Europa e os índices futuros das bolsas de NY perderam força na última hora. Além da preocupação com a segunda onda de disseminação, a queda do petróleo também está pesando sobre os mercados nesta manhã.
Ao longo da semana, os investidores devem seguir monitorando os desdobramentos comerciais entre EUA e China. No Brasil, além do noticiário externo, os investidores devem acompanhar uma série de balanços corporativos bem como indicadores econômicos ao longo desta semana.
Publicidade
Dentre os balanços, destaque para o da Petrobras na quinta-feira. Na agenda econômica, os investidores devem ficar atentos para a ata da última reunião do Copom, após o corte inesperado de 0,75 p.p. da Selic na última quarta-feira.
O documento poderá indicar qual o espaço para queda adicionais de juros. Ainda na agenda, estão previsto as divulgações das vendas no varejo e da pesquisa mensal de serviços. Para o Ibovespa, esperamos uma abertura sem muito ânimo, acompanhando o movimento das bolsas internacionais.