
Quando se pensa no mercado de ações, em geral todos estamos fazendo uma escolha para o futuro.
Compra-se o papel de uma empresa hoje para ter lucro amanhã.
Publicidade
Mas há um tipo específico de negociação que olha apenas para o horizonte, o chamado mercado futuro.
Há duas maneiras de entender esse mercado futuro. A primeira é a proteção.
Publicidade
Lembra quando falei aqui no Minuto E-Investidor sobre hedge?!
Então, o mercado futuro é utilizado principalmente por aqueles que investem em commodities e buscam proteção para o preço.
Publicidade
É assim, por exemplo, no petróleo. Ou no agronegócio, em que vários grandes compradores combinam o valor do produto com uma safra de antecedência.
Para isso, claro, é preciso de informações sobre a expectativa climática, a produtividade e também dos riscos envolvidos até a colheita.
Publicidade
Mas você também pode investir no mercado futuro diretamente na bolsa de valores com a compra de contratos de boi gordo, de café, de dólar ou do índice bovespa futuro.
A operação é muito simples: se você acredita, e tem informações, de que o ativo vai se valorizar, você tem de montar uma opção comprada.
Publicidade
Ou seja, o lucro vai acontecer se o ativo se valorizar.
Mas se você estiver pessimista e acredita que o ativo vai cair, a sua posição é a vendida, e você ganha dinheiro com a queda da cotação.
Publicidade
Embora os contratos possam assustar, pelos seus altos valores e pela necessidade de garantia financeira, a B3 oferece a opção de minicontratos.
Eles equivalem a 20% do valor cheio de um contrato.
Mas cuidado porque no mercado futuro você utiliza a chamada garantia financeira para a operação, ou seja, você só embolsa ou desembolsa o dinheiro no vencimento do contrato.
Então, se você fez uma operação no mercado futuro de 10 mil reais e acertou a direção do ativo, um valor de, digamos, 1 mil reais vai ser pago pra você.
Agora, se o movimento foi o oposto, no dia do vencimento você terá de pagar esses 1 mil reais.
O risco é justamente achar que o dinheiro não é seu e fechar vários contratos ao mesmo tempo.
No final, você pode ter muito mais prejuízo do que esperava e ficar com o bolso vazio.
Eu sou o Márcio Kroehn, editor-chefe do portal einvestidor ponto com ponto br, e esse foi o Minuto E-Investidor de hoje.
Até o próximo.