O quadro ‘Minuto E-Investidor’ na Rádio Eldorado FM (107,3) vai ao ar de segunda a sexta-feira às 8h50 no ‘Jornal Eldorado’, com Haisem Abaki e Carolina Ercolin, e às 17h30 no ‘Fim de Tarde’, com Emanuel Bomfim e Leandro Cacossi:
Warren Buffett é um investidor modelo para todos que pensam em multiplicar o seu dinheiro.
Publicidade
Ao longo de décadas, com muito estudo e paciência, ele formou um império bilionário que hoje está concentrado sob o guarda-chuva da Berkshire Hathaway.
E, sim, a Berkshire tem ações na bolsa e uma quantidade enorme de investidores.
Publicidade
Dessa forma, assim como o Mago de Omaha exige resultado de seus negócios, ele também é cobrado.
Na impossibilidade de fazer o seu tradicional evento no estado de Nebraska, que reúne milhares de pessoas para ouvir seus comentários sobre resultados e investimentos em geral, ele preparou uma live para comentar o primeiro trimestre de 2020.
Publicidade
Como era de se esperar, o desempenho das empresas investidas por ele foi péssimo devido à pandemia do coronavírus. Mas a magnitude do tombo foi recorde: 49,7 bilhões de dólares de prejuízo.
Porém, Buffett destacou o lucro operacional de 5,9 bilhões de dólares, uma expansão de 5,7 por cento sobre o primeiro trimestre de 2019.
Publicidade
Mas por que ele quis mostrar justamente esse resultado?
O lucro operacional é usado para entender a lucratividade do negócio, ou seja, se a operação está dando certo sem contar despesas administrativas, comerciais ou operacionais.
Publicidade
Esse dado ajuda a entender se a produtividade operacional de uma empresa é boa, além de possibilitar a comparação com concorrentes do mesmo setor.
Um investidor atento sempre vai querer saber qual é a lucratividade do negócio que está investindo, algo que Buffett fez questão de mostrar, mesmo que o lucro operacional parecesse fichinha perto do enorme prejuízo.
Publicidade
Eu sou o Márcio Kroehn, editor-chefe do portal einvestidor ponto com ponto br, e esse foi o Minuto E-Investidor de hoje.
Até o próximo!