
É comum o investidor menos acostumado com o mercado de ações se ver confuso na hora de decidir entre a compra de uma ação ON ou uma ação PN.
Se elas são de uma mesma empresa, existe diferença na hora de escolher?
Publicidade
Sim, e é bastante importante você, investidor minoritário, ou seja, que tem poucas ações e não o controle da empresa, ficar atento.
Quando você adquire uma ação ON você automaticamente ganha o direito de se posicionar, e votar, numa assembleia de acionistas.
Publicidade
Além disso, a ação ordinária, que é a tradução desse O-N, recebe um prêmio mínimo de 80% do valor da ação em caso de mudança de controle.
Se a empresa da qual você detém um papel ON for vendida por 100 reais por ação, você como minoritário recebe , no mínimo, 80 reais para cada uma que tem na carteira.
Publicidade
Já quem adquire ações PN compra a preferência pra receber a divisão dos lucros dessa empresa.
Por isso, esse acionista é chamado de preferencialista.
Publicidade
Isso é ótimo, claro, até uma mudança de controle.
Quando isso acontece, esse novo comprador não tem o dever de oferecer nada por essas ações PN, o que pode gerar uma grande desvalorização.
Publicidade
Pra evitar uma surpresa, escolha ações PN que tenham tag along.
Não entendeu? Vou explicar.
Publicidade
Tag along é um mecanismo legal que significa ir junto. Simplificando: estende os direitos dos acionistas controladores para os minoritários.
Isso significa que, no caso de uma troca de dono, você também vai receber o prêmio.
Se você tiver dúvida sobre qual ação PN tem tag along, peça para a sua corretora uma lista. Ela vai passar exatamente quais empresas estendem esse direito.
Assim, quando comprar uma ação ON ou PN, com ou sem tag along, vai saber exatamente quais são os seus direitos como sócio da empresa.
Eu sou o Márcio Kroehn, editor-chefe do portal einvestidor ponto com ponto br, e esse foi o Minuto E-Investidor de hoje.
Até o próximo!