Publicidade

Minuto E-Investidor

Não esqueça dos seus investimentos no IR

O prazo final do Imposto de Renda está se aproximando e milhões de pessoas ainda não entregaram a declaração para a Receita Federal.

Com o crescimento do número de pessoas na bolsa de valores e diversificando os investimentos, umas das principais preocupações é como informar tudo isso no IR.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

O E-Investidor preparou um material completo, que você encontra no portal einvestidor ponto com ponto br.

Mas vou relembrar aqui seis pontos pontos importantes pra você ter em mente e não esquecer na hora de preencher.

Publicidade

Pra começar, solicite para a sua corretora de valores os informes de rendimento financeiro, notas de corretagem, comprovante de posição de custódia no último dia do ano e todos os extratos mensais.

Eles serão importantes em todo o processo do IR.

Publicidade

Investidores com ganho líquido acima de R$ 20 mil mensais em operações de compra e venda de ações ou de ouro na Bolsa de Valores precisam recolher o imposto.

Caso o valor dos ganhos com ações ou ouro for inferior a R$ 20 mil, não há tributação, mas é necessário declarar o montante no campo “rendimento isento e não tributável”.

Publicidade

Mas se você é um day trader, saiba que os ganhos líquidos nessas operações diárias devem ser informados na declaração do imposto de renda, mesmo com o imposto de 1% sobre o resultado da operação retido na fonte pela sua corretora.

Lembrando que os cotistas dos fundos de investimentos só pagam o imposto na hora do resgate e a alíquota vai depender do prazo da aplicação. Mas é preciso colocar na ficha “Bens e Direitos” do IR o montante aplicado nesse tipo de investimento

Publicidade

E mesmo os fundos de investimento imobiliários, que são isentos de imposto de renda, precisam constar em “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, com todos os retornos, lucros ou prejuízos.

Por fim, é importante entender que declarar não significa pagar automaticamente o tributo. Há isenções e reduções para cada tipo de ativo ou operação.

Publicidade

Essa é apenas uma maneira de a Receita Federal saber que a sua evolução patrimonial não aconteceu de uma hora pra outra.

Eu sou o Márcio Kroehn, editor-chefe do portal einvestidor ponto com ponto br, e esse foi o Minuto E-Investidor de hoje.

Até o próximo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O que este conteúdo fez por você?
Últimas:

X