
O quadro ‘Minuto E-Investidor’ na Rádio Eldorado FM (107,3) vai ao ar de segunda a sexta-feira às 8h50 no ‘Jornal Eldorado’, com Haisem Abaki e Carolina Ercolin, e às 17h30 no ‘Fim de Tarde’, com Emanuel Bomfim e Leandro Cacossi:
Qual é a diferença de um Ibovespa próximo aos 120 mil pontos, como estava o indicador no início de 2020, para um Ibovespa que caiu para próximo de 60 mil pontos em março?, quando os casos de coronavírus aceleraram no brasil?
Publicidade
Pode parecer apenas uma maneira de mostrar as altas e as quedas do mercado acionário, mas essa pontuação do principal índice da bolsa de valores tem uma razão a mais de existir.
E se você não sabe vai se surpreender!
Publicidade
Se o índice é formado por aproximadamente 70 ações, era preciso mostrar para o investidor quanto custaria se ele quisesse reproduzir exatamente essa mesma carteira teórica de ações.
Então, cada ponto do Ibovespa equivale a 1 real.
Publicidade
Isso significa que a pontuação é o valor exato que você precisa ter para espelhar essa carteira teórica de ações.
Lembrando que essa carteira teórica que forma o Ibovespa é alterada a cada 4 meses pela B3 seguindo vários critérios como regularidade de negociação e grande volume financeiro.
Publicidade
Ah, e cada ação tem um peso diferente, o que significa que você teria de comprar mais ações de Vale, Bradesco, Itaú e Ambev do que de Gol, CVC ou Azul.
Então eu só vou poder reproduzir exatamente o que tem no Ibovespa quando eu tiver 70 mil reais ou 80 mil reais?
Publicidade
Não, para isso foram criados os ETFs, ou seja, os Exchange Traded Funds, que permitem que você tenha na carteira o seu índice de preferência, com o Ibovespa.
Mas esse é um assunto para um próximo dia.
Publicidade
Eu sou o Márcio Kroehn, editor-chefe do portal einvestidor ponto com ponto br, e esse foi o Minuto E-Investidor de hoje.
Até o próximo.