
O quadro ‘Minuto E-Investidor’ na Rádio Eldorado FM (107,3) vai ao ar de segunda a sexta-feira às 8h50 no ‘Jornal Eldorado’, com Haisem Abaki e Carolina Ercolin, e às 17h30 no ‘Fim de Tarde’, com Emanuel Bomfim e Leandro Cacossi:
Uma das frases mais repetidas ao longo dessa crise desencadeada pelo coronavírus é a importância da reserva de emergência.
Publicidade
Mas você sabe exatamente o que ela significa?
A reserva de emergência é uma poupança que você deve fazer pra evitar apertos financeiros.
Publicidade
Nunca se sabe quando um problema inesperado pode acontecer, por isso, é preciso reservar parte da sua renda para enfrentar períodos difíceis.
Para fazer uma reserva de emergência é muito simples:
Publicidade
Pegue os seus custos fixos mensais essenciais, como aluguel, água, luz, gás, alimentação e multiplique por 6 meses.
O resultado é o valor que você precisa ter guardado para não passar aperto.
Publicidade
Você deve, claro, começar aos pouquinhos, guardando uma pequena parte da sua renda todos os meses até chegar ao resultado total.
É importante que esse dinheiro seja depositado em uma aplicação de baixo risco, como um fundo de renda fixa atrelado à Taxa Selic.
Publicidade
Lá no site do Tesouro Direto você encontra várias opções, por valores em torno de 50 reais, que podem ser comprados através de uma corretora de valores.
Uma aplicação como essa não é para te dar um retorno enorme, mas para proteger o seu capital, com um rendimento que acompanhe o juro básico da economia brasileira.
Publicidade
E principalmente te dar liquidez para você sacar o dinheiro assim que precisar.
Até formar a sua reserva de emergência saiba que você é um poupador e não deve correr riscos.
Só a partir dessa poupança formada você se torna um investidor, pois não ficará desprotegido em momentos de crise.
Eu sou o Márcio Kroehn, editor-chefe do portal einvestidor ponto com ponto br, e esse foi o Minuto E-Investidor de hoje.
Até o próximo.