
O maior desafio das empresas de pesquisa do setor farmacêutico, num período como este momento de pandemia provocada pelo coronavírus, é a descoberta de drogas que neutralizem ou impeçam a proliferação do vírus.
Isso, claro, vai trazer um ganho enorme pra a sociedade, assim como prestígio para a marca que descobrir a cura para uma doença tão letal.
Publicidade
Por esse motivo, toda novidade sobre uma pesquisa que avançou para a criação de um medicamento ou uma nova vacina enche todos de esperança.
E essas informações têm um impacto imediato na bolsa de valores.
Publicidade
Mas, é preciso ter cuidado e não se deixar levar pela emoção: a saúde de todos nós é importante, mas o seu bolso deve sempre estar no modo racional.
Vejamos: o laboratório Moderna anunciou em um dia que obteve resultados positivos com vacinas em apenas oito pacientes.
Publicidade
Era preciso testar um universo maior e cerca de 600 voluntários seriam usados para comprovar o sucesso.
Enquanto isso, a empresa cogitava fazer uma oferta de ações para captar 1 bilhão e 250 milhões de dólares para financiar a produção em larga escala da vacina.
Publicidade
Em 24 horas, o preço da ação da Moderna na bolsa americana subiu mais de 25 por cento.
O problema é que no dia seguinte os dados encontrados não foram suficientes para confirmar a boa expectativa e as ações voltaram ao patamar anterior.
Publicidade
Mas a Moderna não foi a única.
Uma outra empresa, a biofarmacêutica Sorrento, também anunciou avanços nas suas pesquisas.
Publicidade
No caso, a descoberta de um anticorpo eficaz contra o coronavírus.
O CEO da empresa concedeu entrevistas aos meios de comunicação dos Estados Unidos dizendo: “sim, é preciso dizer que há cura”
Foi o suficiente para a ação da Sorrento subir impressionantes 280%.
É a expectativa de uma descoberta trabalhando no mercado financeiro, que sempre busca se antecipar aos fatos.
Aqui não estou colocando em dúvida a credibilidade dessas empresas. Ao contrário, é só com muitas pesquisas e testes que elas vão chegar ao que todos precisamos: um medicamento ou uma vacina contra o covid-19.
Mas eu preciso alertar você sobre os riscos de essa euforia extravasar para o mercado financeiro: o resultado nem sempre tem um final feliz.
Eu sou o Márcio Kroehn, editor-chefe do portal einvestidor ponto com ponto br, e esse foi o Minuto E-Investidor de hoje.
Até o próximo.