Investimento não é cassino

Fabrizio Gueratto é especialista em investimentos, com mais de 15 anos de experiência, além de ser o apresentador e financista do Canal de YouTube 1Bilhão Educação Financeira, com mais de 300 mil inscritos e 12 milhões de visualizações em pouco mais de 1 ano de trabalho. Atualmente, com 36 anos de idade, Fabrizio é palestrante e autor do livro “De Endividado a Bilionário”.

Escreve às terças e quintas-feiras

Fabrizio Gueratto

Dinheiro sumiu da NuConta do Nubank e PicPay. Falha de segurança?

Auxílio emergencial sumiu da NuConta e PicPay. Problema das contas digitais ou do Caixa Tem?

(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

Recentemente o dinheiro da NuConta do Nubank e do PicPay simplesmente sumiram, deixando os clientes desesperados. São muitos relatos na internet sobre o problema.

Porém, ambas as instituições culpam a Caixa Econômica Federal por todo o ocorrido. O fato está relacionado ao auxílio emergencial aprovado pelo Presidente Jair Bolsonaro e o Ministro da Economia Paulo Guedes para socorrer grande parte da população brasileira que poderia não ter nenhuma outra fonte de renda durante a crise do novo coronavírus (covid-19).

Entretanto, para receber os R$ 600, a Caixa não permite transferências para outras contas até determinada data, sendo que em alguns casos essa liberação pode demorar mais de 1 mês, além disso, também não é possível sacar o dinheiro também, justamente para evitar filas nas agências bancárias. Porém, autorizou que boletos fossem pagos e compras feitas pelo cartão digital através do aplicativo Caixa Tem.

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Como depositar dinheiro no Nubank e PicPay?

Os depósitos nos bancos digitais são realizados através de boletos, justamente por estas instituições não possuírem agências bancárias. A solução para transferir o dinheiro foi encontrada. Emitiram boletos das contas do PicPay e da NuConta do Nubank e assim muitos conseguiram retirar o dinheiro do auxílio emergencial.

Contudo, no caso do Nubank, existia um problema no sistema da estatal que permitia que um valor superior aos R$ 600  fosse debitado, ou seja, muitos receberam acima do permitido, em duplicidade.

A Caixa Econômica comunicou imediatamente a instituição financeira e pediu a devolução. O Nubank, de boa fé, concordou. Mas havia um imprevisto. Havia boletos que na verdade eram dois de R$ 300, ou seja, apesar de serem dois boletos, não havia pagamento em dobro, que no caso seria de R$ 1,2 mil. Mas já era tarde. Nubank, sem querer, começou a devolver o dinheiro da NuConta para a Caixa Econômica, mas não haviam valores irregulares.

Quando percebeu o que estava ocorrendo, imediatamente suspendeu as transferências para a Caixa. O que ninguém consegue explicar é onde foi parar o dinheiro que foi retirado das contas de forma errada.

Já o PicPay informou que a empresa não teve problemas com boletos pagos através do Caixa Tem. O sumiço do dinheiro teria ocorrido por conta de uma falha da Caixa, que não teria transmitido os dados para a carteira digital. Com isso, o dinheiro de muita gente acabava voltando para a Caixa em até 7 dias.

Na internet são muitos os relatos de pessoas desesperadas porque o auxílio emergencial simplesmente sumiu.

Nubank e PicPay ainda são seguros?

Muitos estão questionando a segurança dos bancos digitais. A primeira coisa que precisa ser esclarecida é que nem todo banco digital é banco de verdade. Alguns são apenas instituições de pagamentos e não possuem garantia do FGC, por exemplo.

No entanto, as instituições financeiras no Brasil estão entre as mais seguras do mundo, mas isso não impede que problemas existam. Todas, sem exceção, sofrem fraudes diariamente, mas nada é divulgado, justamente para não comprometer a imagem da empresa e a segurança do sistema financeiro nacional.

O que fazer se o dinheiro sumir da conta?

Para aquele que viu o dinheiro do PicPay ou da NuConta simplesmente sumir, e até agora não teve o problema solucionado, restam duas alternativas. A primeira é acionar a ouvidoria da própria instituição financeira e pegar um número de protocolo.

A segunda é abrir uma reclamação no Banco Central através do site www.bcb.gov.br ou pelo telefone 145. Acredite, dificilmente uma reclamação que chega até o órgão que fiscaliza as instituições financeiras não é resolvida.

Quer ter liberdade financeira em menos de 10 anos? Assista agora a 2º aula da Jornada Bilionária.

Quer saber o que o Nubank disse sobre o sumiço do dinheiro da NuConta? Assista agora: