Pandemia. Economia fraca. Desemprego elevado. Risco alto. Retorno baixo ou negativo. Hábitos em profunda transformação. Tendências indefinidas. Futuro incerto. Esse cenário não é particular de um país, grupo de países ou região. Não é retrato de pós-guerra ou decorrente de algum cataclismo. E, muito menos, uma história do passado ou conto de um futuro apocalíptico. Ele está acontecendo agora, é bem real, não tem data para acabar e atinge, praticamente, todas as pessoas no mundo todo.
As perspectivas são positivas. Os governos, congressos e bancos centrais têm se mobilizado para socorrer a sociedade com medidas sanitárias, de distribuição de recursos, de alongamento de dívidas, de manutenção de empregos e encontrado amplo apoio do empresariado e da sociedade civil, que se mobilizam inclusive na maioria das vezes voluntariamente e de forma muito ativa e eficaz. A solidariedade tem alcançado níveis altíssimos e a colaboração têm sido a tônica na busca das soluções. E, a todo momento, surgem ótimas notícias de que vacinas para combater o vírus estão sendo desenvolvidas e testadas em diversas partes do mundo e obtido com sucesso ao longo das fases de seus processos de aprovação. Mas, a situação ainda é frágil, volátil e cercada de incertezas.
Mas no que os grandes investidores globais, responsáveis pela gestão de trilhões de dólares, pagos para proteger os recursos de poupadores do mundo todo e alcançar metas de retorno ótimo para riscos predeterminados, estão fazendo?
Investindo em ações de Empresas Sustentáveis
Empresas sustentáveis têm atraído e retido colaboradores, clientes, fornecedores, credores e acionistas com uma força crescente. São responsáveis sócio e ambientalmente. Seus produtos e serviços são cada vez mais demandados. Suas margens só aumentam. São altamente lucrativas. Seus lucros são sustentáveis no longo prazo. O preço de suas ações não para de crescer e seus múltiplos se diferenciam bastante dos de seus concorrentes. Mas, o que são elas? Como identificá-las e investir ao lado dos investidores mais sofisticados e bem informados do mundo?
Publicidade
Seu propósito de existência alinha e atende aos interesses de todos os seus stakeholders de forma equilibrada: acionistas, clientes, fornecedores, colaboradores e sociedade.
Seus produtos e serviços são necessários e desejáveis não só neste momento, mas percebidos como tal no longo prazo. São disponíveis de forma conveniente e por um preço percebido como justo pelo valor que agrega ao consumidor.
Seus clientes confiam que serão sempre bem atendidos, antes, durante e após a compra. Têm orgulho de exibir a sua preferência, pois a imagem da empresa sustentável representa seus valores e posicionamento social.
Seus colaboradores são inspirados, pois acreditam que fazem o bem à sociedade e têm sentimento de pertencimento ao serem ouvidos e verem suas ideias discutidas, escolhidas e implementadas. Trabalham em uma equipe que conjuga os mesmos princípios e valores, e são remunerados de forma meritocrática. E o time é diverso em gênero, orientação sexual, etnia, idade, credo, formação educacional e origem regional, mas é igual em termos de importância e oportunidades. Afinal, a empresa sustentável é inclusiva, equitativa, diversa e saudável, proporcionando alimentação, atividade física e medidas contra o stress para manter seu quadro bem cuidado – ela se importa. Seus colaboradores acreditam que podem fazer a diferença, pois a empresa sustentável lhes dá espaço para discutir ideias, inovar, aprender e crescer por feedback e novos desafios. Colaboradores felizes fazem clientes felizes.
Publicidade
70% dos brasileiros compram influenciados pelo posicionamento das empresas sobre questões ambientais. 60% dos brasileiros estão mudando seu estilo de vida para reduzir seu próprio impacto no meio ambiente. Mais de 70% buscam por marcas que desempenham um papel positivo na sociedade, geram ação e tomam partido emitindo opinião clara sobre os temas importantes. E, quase todos eles, acompanham influencers ou buscam informações nas redes sócias sobre se aquela empresa, que tenta se posicionar como sustentável, “é pra valer”.
Seu lucro sustentável fortalece a sua existência e a manutenção de seu propósito. É a temperatura do seu sucesso, que é bem-visto, pois é necessário para a manutenção e apoio da sociedade e seu reinvestimento fortalece e expande as atividades e o bem gerado pela empresa sustentável. O lucro é bom.
De acordo com o estudo da Deloitte 2020 Marketing Trends, empresas sustentáveis são direcionadas por propósitos, impacto socioambiental, e apresentam forte e equilibrada governança. Seu crescimento é, em média, três vezes mais rápido e os múltiplos de suas ações são bem superiores aos de seus concorrentes.
Analisando a performance dos índices acionários neste ano, observa-se que um dos principais indicadores, o DJSI, que mede o retorno das empresas sustentáveis no mundo, bate os grandes índices tradicionais: DJSI + 2,49% ante Dow Jones -2,54%.
Publicidade
As ações das empresas sustentáveis são as que menos sofrem nas crises e as primeiras a se recuperar porque os investidores globais acreditam que são sustentáveis, feitas para durar, pois, afinal, tem propósito. E você investe em quê?