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Como a tecnologia está transformando a previdência e o que muda para você

O mercado ligado à aposentadoria está se adaptando e se reinventando para atender às necessidades do futuro

Por Renata Coutinho, diretora de previdência da Sinqia

28/05/2024 | 11:56 Atualização: 28/05/2024 | 11:56

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Idosos (Foto: Adobe Stock)
Idosos (Foto: Adobe Stock)

É indiscutível que no contexto desafiador de mudanças econômicas significativas, o mercado de previdência aberta está se adaptando e se reinventando para atender às necessidades do futuro. Segundo o “Relatório Gerencial de Previdência Complementar”, divulgado recentemente,  o setor enfrentou um impacto considerável em 2021, resultando em uma retração de quase 19% na população investida.

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No entanto, apesar desse revés, o relatório destaca que nos últimos anos a previdência aberta vinha experimentando um crescimento constante, impulsionado por fatores como a Reforma da Previdência e o aumento da educação financeira e previdenciária. O saldo acumulado ao longo da última década apresenta um crescimento de 5%, visto que em dezembro de 2023 tínhamos apenas 11 milhões de pessoas envolvidas.

Os desafios enfrentados pelo setor são diversos, mas destaca-se principalmente a necessidade de educação financeira e previdenciária da população. O investimento em previdência complementar é de longo prazo e requer uma compreensão sólida de seus benefícios, algo que ainda é desafiador para muitos.

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A cultura predominante, que não valoriza a organização para receber de forma recorrente, contribui para o baixo índice de maturidade da previdência aberta, em que menos de 1% da população investida está atualmente em gozo de aposentadoria.

Para enfrentar esses desafios,  destaco a necessidade urgente de investimentos em tecnologia. Sistemas robustos e modernos são essenciais para proporcionar segurança, estabilidade e eficiência operacional. Mesmo os sistemas mais recentes estão mais focados na captação de novos recursos do que na melhoria da experiência dos clientes existentes.

E de que maneira a tecnologia pode ser utilizada para oferecer uma experiência mais personalizada aos clientes?

Diversas abordagens e ferramentas estão disponíveis para orientar e facilitar o planejamento da aposentadoria, incluindo simuladores de renda e incentivos fiscais. Além disso, a previdência vai além do simples benefício de aposentadoria; pode ser uma maneira de garantir a educação, permitir um período sabático, cobrir despesas com plano de saúde e outros benefícios. Para isso, é ideal contar com tecnologia acessível que possa orientar e simular os valores mensais necessários para alcançar os objetivos individuais de cada cliente.

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É essencial oferecer transparência em relação às taxas, rendas futuras e ao processo de recebimento futuro. Esse tipo de investimento assegura proteção financeira e a construção de patrimônio a longo prazo, sendo um recurso valioso no planejamento sucessório. Por conseguinte, a abordagem e a jornada devem ser alinhadas com os objetivos específicos de cada cliente. Com o auxílio da tecnologia, é possível evitar a burocracia relacionada ao manuseio de papéis, adotando assinaturas digitais e garantindo a segurança no fluxo de informações pela internet.

Temos um bom case para exemplificar o uso da tecnologia para esse setor, que é o caso da Gartner, que mostrou como a tecnologia é essencial para melhorar a competitividade no mercado e tornar-se referência em atendimento ao cliente.

Foram realizados investimentos em dados e análises, além de uma reformulação completa do modelo de TI, resultando em uma transformação significativa nos negócios e na realização dos objetivos estratégicos. Alguns resultados de destaque foram: o aumento significativo na receita de produtos e serviços digitais, a redução do tempo de lançamento de novos produtos e o alcance da digitalização completa das transações de clientes e empresas, aprimorando a experiência do usuário e impulsionando a eficiência operacional.

Para o futuro, uma das mais promissoras, no meu ponto de vista, é a inteligência artificial. Existem muitas aplicações dessa tecnologia que podem mudar o mercado da previdência aberta. A aplicação de IA pode não apenas melhorar a experiência do cliente, tornando-a mais personalizada e eficiente, mas também reduzir os custos operacionais, beneficiando tanto as empresas quanto os clientes.

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Em suma, destaco a importância crucial da tecnologia e da educação financeira para impulsionar o setor de previdência aberta. Investimentos em sistemas modernos, automação e IA não apenas melhorarão a experiência do cliente, mas também promoverão um crescimento sustentável e garantirão a segurança financeira no longo prazo.

Sobre a Sinqia

A Sinqia é a fornecedora líder de tecnologia para instituições financeiras. A empresa oferece um portfólio completo de software e atende mais de 900 clientes em seis unidades de negócios. Executa uma estratégia de consolidação que resultou em uma posição de liderança após 24 aquisições, sendo eleita cinco vezes como uma das 100 maiores Fintechs do Mundo.

Com sede em São Paulo, a Sinqia atende as principais instituições financeiras, como bancos, fintechs, gestoras de fundos, entidades de previdência e administradoras de consórcios. Em novembro de 2023, anunciou sua fusão com a Evertec – empresa líder em processamento de transações de ponta a ponta em Porto Rico, no Caribe e na América Latina.

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*Renata Coutinho, diretora de previdência da Sinqia

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