Espaço dedicado para artigos opinativos produzidos por especialistas do mercado.

Espaço do Especialista

Como o Desenrola contribui para a economia e a educação financeira no País

Altas taxas de inadimplência do brasileiro têm gerado sérias consequências econômicas

Conjuntura econômica está por trás de inadimplência (Foto: Envato Elements)
  • No cenário em que mais de 70 milhões de brasileiros enfrentam desafios financeiros, iniciativas como o Desenrola surgem como uma oportunidade social e econômica
  • O Programa tem o potencial de ser uma ferramenta para gerir dívidas e a possibilidade para muitos de recomeçar sem o nome negativado
  • O Desenrola é um passo importante para transformar a realidade econômica do País

As altas taxas de inadimplência têm gerado sérias consequências econômicas para o Brasil. Estamos diante de níveis recordes de cidadãos que não conseguem pagar suas dívidas, fazendo com que empresas e instituições financeiras também sejam prejudicadas pela perda de receita. Todo esse cenário tem causado uma desaceleração no crescimento econômico e que pode levar a uma situação de recessão.

No cenário em que mais de 70 milhões de brasileiros enfrentam desafios financeiros, iniciativas como o Programa Desenrola Brasil surgem como uma oportunidade social e econômica. Criado com o intuito de recuperar a condição de crédito de devedores com dívidas negativadas entre 2019 e 2022, o programa representa um marco na busca por soluções que promovam a inclusão financeira e a retomada do acesso ao crédito, impactando profundamente todo o ecossistema financeiro.

Criado pelo Governo Federal, o programa se desdobra em duas faixas, cada uma direcionada a um público específico. A Faixa 1 é voltada para devedores com renda bruta mensal de até dois salários mínimos ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

A Faixa 2, por sua vez, abrange pessoas físicas com dívidas financeiras negativadas até dezembro de 2022 e renda de até R$ 20 mil. Nessa modalidade, as instituições financeiras terão a oportunidade de oferecer a renegociação de dívidas diretamente aos seus clientes, por meio de seus próprios canais, e proporcionar um alívio financeiro real para os devedores.

Para as empresas credoras, o Desenrola Brasil oferece um processo dividido em quatro fases: habilitação, atualização de dívidas, oferta de descontos e acompanhamento das negociações, tudo acessível por meio do Portal Credor. A plataforma do programa é o canal oficial para todos os procedimentos, garantindo segurança e transparência.

O impulso na economia por meio da educação financeira

Há inúmeras razões que levam à inadimplência e, segundo especialistas, a raiz do problema está principalmente na falta de educação financeira. De acordo com um levantamento do Banco Central (BC) e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 70% dos brasileiros gastam todo ou até mais dinheiro do que ganham. Isso representa 150 milhões de cidadãos que não têm controle sobre a própria vida financeira.

Nesse sentido, o Desenrola Brasil tem o potencial de ser uma ferramenta para gerir dívidas e servir como possibilidade, para muitos, de recomeçar sem o nome negativado. Já as instituições terão a chance de criar produtos de crédito mais adequados, contribuindo de maneira significativa para a inclusão financeira e o acesso ao crédito consciente. Alguns dos principais benefícios são:

Exemplo de boas práticas: com certeza, este é o ponto mais relevante do Desenrola. Ao criar um programa que facilita a renegociação de dívidas, o governo está sinalizando a importância de lidar de forma responsável com o crédito.

Restauração da condição de crédito: o programa oferece uma oportunidade valiosa para os devedores que se encontram em situação negativa de crédito. Ao possibilitar a renegociação de dívidas, o Desenrola Brasil auxilia na reabilitação financeira desses indivíduos, permitindo que voltem a ter acesso ao mercado de crédito.

Estímulo à educação financeira: o Desenrola Brasil serve como um incentivo para que os consumidores reflitam sobre sua relação com o crédito. Ao buscar soluções para suas dívidas, os participantes são incentivados a adotar práticas financeiras mais conscientes, aprendendo a gerenciar melhor seus recursos e a evitar futuras dificuldades.

Estímulo à atividade econômica: com a retomada do acesso ao crédito, os devedores podem investir em seus projetos pessoais e profissionais, impulsionando a atividade econômica. Isso beneficia não apenas os indivíduos, mas também o País como um todo, promovendo o crescimento econômico.

O Programa, que representa um marco na busca por soluções inclusivas e eficazes para os desafios financeiros enfrentados por muitos brasileiros, é um passo importante para transformar a realidade econômica do País.

Importante ressaltar que para evitar golpes e fraudes é essencial que a população esteja atenta e busque informações diretamente com seus bancos de relacionamento. O Programa Desenrola Brasil é uma oportunidade legítima para a renegociação de dívidas, visa simplificar o processo e proporcionar uma experiência eficiente para todas as partes envolvidas.

Danilo Coelho é Diretor de Dados e Analytics da Quod. Formado em estatística pela USP, com mestrado na mesma instituição. Foi diretor de crédito e cobrança do Banco Inter, head de CRM e Data Science no Banco BV, além de diversas posições de liderança no HSBC, Itaú-Unibanco e Bradesco.