• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Qual a expectativa para a retomada dos IPOs na B3?

A perspectiva de queda de juros deve retomar o fluxo de recursos de investimento para a renda variável

Por Bruno Iervolino, vice-presidente de Investment Banking do Ártica Assessoria Financeira

05/09/2023 | 11:56 Atualização: 05/09/2023 | 17:21

Receba esta Coluna no seu e-mail
 (Foto: Envato Elements)
(Foto: Envato Elements)

Os IPOs podem voltar mais rápido do que se imaginava há alguns meses. São quase dois anos sem empresas estreando na bolsa de valores brasileira, sendo que a última oferta foi a da Oncoclínicas, em 9 de agosto de 2021.

Leia mais:
  • As melhores ações para ganhar dividendos em setembro
  • As melhores ações para investir em setembro, segundo 15 corretoras
Cotações
05/11/2025 1h45 (delay 15min)
Câmbio
05/11/2025 1h45 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A seca parece estar prestes a acabar. Antes de desabar em agosto, o Ibovespa ultrapassou a casa dos 120 mil pontos. A perspectiva de queda de juros deve retomar o fluxo de recursos de investimento para a renda variável.

Em 2023, já foram precificadas 13 ofertas subsequentes (Assaí, Hapvida, Dasa, Orizon, Smartfit, Oncoclínicas, CVC Brasil, Localiza, Vamos, Direcional, Hidrovias do Brasil, BRF e MRV) que juntas totalizaram mais de R$ 21 bilhões. Essas ofertas estão gerando resultados positivos, apresentando um retorno médio em 2023 de +14% em menos de dois meses desde a precificação (o retorno considera as variações dos preços e prazo médio (52 dias) entre 26/07/2023 e a as datas de lançamento das ofertas em 2023).

Publicidade

Há também um represamento de ofertas. Dos 113 pedidos protocolados para IPOs em 2021, 67 ofertas não foram concluídas (aproximadamente 60% do total). Durante esse período, essas e outras empresas focaram em alternativas para captação de recursos como forma de financiar seus planos de crescimento e suas obrigações, sendo a mais comum a dívida.

Porém, algumas dessas empresas já estão demasiadamente alavancadas, e outras não querem captar novos recursos via dívida no momento, dado a expectativa de redução dos juros nos próximos meses.

Sendo assim, a busca por recursos de novos investidores (equity) passa a ser priorizada, tanto para melhorar estrutura de capital e consequentemente reduzir o endividamento quanto para mirar expansão.

Por mais que o custo de capital ainda esteja alto, fazendo com que os valuations dessas empresas sejam penalizados, os acionistas, em nossa visão, estão priorizando opções via equity. O fato da recente alta da bolsa e da expectativa de contínua expansão do Ibovespa no segundo semestre e em 2024 faz com que esse custo de oportunidade seja equacionado.

Publicidade

Acionistas tendem a aceitar realizar uma operação de abertura de capital a valuations inferiores, visando surfar a alta da bolsa nos meses seguintes, o que deve colaborar com a possível reabertura da janela de IPOs já no quarto trimestre deste ano.

Importante ressaltar que as empresas que desejarem realizar um IPO no próximo ano precisam se preparar com urgência. O mercado brasileiro é marcado pela abertura e fechamento de janelas de forma repentina – algumas vezes estão mais para frestas. Em 2017, por exemplo, tivemos uma breve abertura da janela de equities que logo se encerrou, dando início a um período de dois anos com IPOs pontuais até o início de 2020, quando a janela se reabriu novamente e permaneceu assim até meados de 2021.

Para essa preparação, recomendamos que essas empresas já comecem a se adequar às exigências contábeis da CVM, estruturem práticas de governança usuais para empresas listadas, preparem uma tese de investimento bem elaborada, com as avenidas de crescimento para serem apresentadas aos investidores, e sustentadas por um plano de negócios sólido.

Dessa maneira poderão sair na frente, sendo beneficiadas pela falta de valuations relativos de comparáveis, disputas pelos recursos dos investidores e maior atenção do mercado e assessores para a realização da oferta.

Publicidade

O estudo IPO na Prática, divulgado recentemente pelo Ártica em parceria com o Insper e a B3, abordou as lições aprendidas por acionistas e executivos que passaram pelo processo. Nesse estudo, foi apontado por 70% dos entrevistados que estar preparado com antecedência pode ser o divisor de águas entre o sucesso ou não da operação.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ações
  • Dívida
  • Ibovespa
  • IPOs
  • Juros

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Crises de Braskem (BRKM5) e Ambipar (AMBP3) fazem bonds brasileiros derreterem até 70%; entenda o risco e quem é afetado

  • 2

    Carteiras de dividendos de novembro mantêm foco em bancos e energia

  • 3

    Documento contradiz Ambipar sobre culpa de ex-CFO no processo de recuperação judicial

  • 4

    O fundo imobiliário que o mercado subestima, mas já rendeu 26% no ano

  • 5

    Lucro líquido ajustado da Embraer tomba 76,4% no terceiro tri deste ano; veja os detalhes

Publicidade

Quer ler as Colunas de Espaço do Especialista em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o FGTS: saiba como simular um empréstimo com o saldo
Logo E-Investidor
FGTS: saiba como simular um empréstimo com o saldo
Imagem principal sobre o Quais são os feriados nacionais de novembro de 2025?
Logo E-Investidor
Quais são os feriados nacionais de novembro de 2025?
Imagem principal sobre o INSS: além do idoso titular, quem mais pode sacar benefício dos aposentados?
Logo E-Investidor
INSS: além do idoso titular, quem mais pode sacar benefício dos aposentados?
Imagem principal sobre o Quando começa a Black Friday de 2025? Veja data
Logo E-Investidor
Quando começa a Black Friday de 2025? Veja data
Imagem principal sobre o Pix: veja como se proteger do golpe do Phishing
Logo E-Investidor
Pix: veja como se proteger do golpe do Phishing
Imagem principal sobre o Loteria Federal: quais são as chances de ganhar no Especial de Natal?
Logo E-Investidor
Loteria Federal: quais são as chances de ganhar no Especial de Natal?
Imagem principal sobre o Qual o retorno de investir o FGTS na renda fixa?
Logo E-Investidor
Qual o retorno de investir o FGTS na renda fixa?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: aumento de renda faz família deixarem o programa
Logo E-Investidor
Bolsa Família: aumento de renda faz família deixarem o programa
Últimas: Colunas
Vale (VALE3) mira dividendos maiores e aguarda definição tributária para destravar anúncio
Katherine Rivas
Vale (VALE3) mira dividendos maiores e aguarda definição tributária para destravar anúncio

Investidores podem ganhar um presente de Natal da mineradora, se ela permanecer fiel ao seu histórico

04/11/2025 | 17h01 | Por Katherine Rivas
IRPF mínimo? A conta que sempre sobra para os mesmos contribuintes
Samir Choaib
IRPF mínimo? A conta que sempre sobra para os mesmos contribuintes

O discurso de “fazer os ricos pagarem mais” ignora que a maior parte da arrecadação já vem do topo da pirâmide formal

02/11/2025 | 12h00 | Por Samir Choaib
O sistema cria o vício e depois pergunta de quem é a culpa
Ana Paula Hornos
O sistema cria o vício e depois pergunta de quem é a culpa

A pressão emocional sobre jovens e crianças em um sistema que lucra com a vulnerabilidade e culpabilização das vítimas

01/11/2025 | 12h00 | Por Ana Paula Hornos
Em Portugal, o Douro é o novo destino para quem busca luxo com alma
Valéria Bretas
Em Portugal, o Douro é o novo destino para quem busca luxo com alma

O roteiro começa no Porto, com uma parada estratégica para comer, andar pela Ribeira, dormir com conforto e embarcar na viagem de trem mais bonita do país até a quinta de Ventozelo

31/10/2025 | 14h05 | Por Valéria Bretas

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador