Publicidade

Colunista

Elon Musk e Twitter: será que é o melhor momento para comprar ações?

Ele diz que identificou a rede social como “vital para a sociedade”

Elon Musk é considerado o homem mais rico do mundo. (Foto: REUTERS/Mike Blake/File Photo)
Elon Musk é considerado o homem mais rico do mundo. (Foto: REUTERS/Mike Blake/File Photo)

A compra do Twitter por Elon Musk foi um dos assuntos mais comentados desde segunda-feira (25), após negociação bilionária. Em nota, ele diz que identificou a rede social como “vital para a sociedade” e apontou algumas queixas no que diz respeito a como a plataforma se comporta frente à liberdade de expressão.

O Twitter é a rede social em que todas as notícias chegam com muita velocidade e permite que os usuários compartilhem de suas opiniões e pensamentos livremente – diversas vezes sem nenhum tipo de filtro ou limite.

Ficou muito comum o chamado “exposed”, em que situações e nomes eram jogados ao público, nem todas sendo verídicas. Muitos adolescentes viram isso como uma forma de fazer acusações falsas por pura birra e outros para exporem pessoas ruins e ter um meio de conseguir justiça. Há também o famoso caso do grupo “Anonymous”, que usa a plataforma para expor o resultado de suas atividades como hackers.

Publicidade

Ou seja, a liberdade muitas vezes era usada de maneira errônea.

Mas quero chamar a atenção do leitor para a reação do mercado após a confirmação da transição: as ações saltaram de preço, chegando a R$ 126,86, o que levou muitos a, talvez, terem pago o preço mais caro por ação.

O mercado é preço, isso não é segredo. Você não pagaria R$ 180 mil em um carro se sabe que, pela tabela FIPE, seu preço justo é 135 mil, certo?

O mercado também tem sua a sua “tabela FIPE”, o chamado “valuation”, que mostra o verdadeiro preço justo das ações com base em seus fundamentos – sem considerar a euforia ou o medo que as situações externas causam no mercado.

Publicidade

E é com base nesses fundamentos – e claro, cotação atual – que você precisa tomar a decisão de comprar, vender ou não fazer nada em seus investimentos.

Por isso, sigo batendo na tecla de que o conhecimento te liberta, visto que você tem a autonomia sobre suas decisões e não se deixa influenciar pela euforia e sabe o que fazer em períodos de crise, de forma a ter bons resultados e longevidade na sua caminhada como investidor.

Sei que com a quantidade de informações correndo pela internet, fica difícil filtrar o que vale a pena e o que pode ser descartado. Manchetes e recomendações surgem a todo momento e seguir cegamente essas recomendações pode lhe dar uma bela dor de cabeça, visto que não são baseadas no seu perfil para risco.

Por conta disso, eu e meu irmão temos nos dedicado a ensinar as pessoas como elas tomam essas decisões através da minha empresa, a Atom S/A, que é listada na bolsa de valores e tem o propósito de popularizar o mercado financeiro e ajudar a mudar a educação financeira em nosso País.

Publicidade

Na segunda-feira, foram abertas as vagas meu treinamento Universidade Atom 6.0, a formação mais completa que podemos oferecer às pessoas e ajudá-las a entender de fato como funciona a Bolsa de Valores e como elas podem ficar bem posicionadas e surfar a valorização das companhias, tendo uma fonte de renda a mais e totalmente flexível a sua rotina.

Para maiores informações, só clicar nesse link: https://app.atomeducacional.com.br/pv-semana-da-retomada?

Encontrou algum erro? Entre em contato

O que este conteúdo fez por você?