Publicidade

Colunista

‘Mal da vaca louca’: o que esperar do mercado bovino

Caso de vaca louca no Brasil fez com que venda bovina para a China fosse suspensa e mexeu com o mercado

Caso de vaca louca foi identificado em Marabá (PA). Foto: Piqsels
Caso de vaca louca foi identificado em Marabá (PA). Foto: Piqsels

Nesta quinta-feira (23/02) as compras de carne bovina começaram a ser suspensas e as exportações para a China pararam por tempo indeterminado devido a confirmação do caso do Mal da Vaca Louca.

Essa é uma doença que afeta o comportamento do animal e que é transmissível ao homem pelo consumo da carne contaminada ou pela transfusão de sangue de uma pessoa doente para outra.

Como é de se esperar em ‘crises’ sanitárias ou que interfiram no consumo, o mercado agropecuário vai precificar o pior cenário, ou seja, queda nos preços.

Publicidade

Mas será que tudo o que estamos lendo a respeito é real?

Mal da vaca louca está sendo usado como manipulação?

Para produtores, essa doença é uma clara manipulação de mercado. Afinal, casos como esse deveriam ser tratados junto da Polícia Federal.

Nosso gado é considerado um dos mais saudáveis do mundo pela qualidade nutricional do pasto e as chances de a doença acometer o gado é extremamente baixa.

Porém, o mercado já reagiu e já precificou o caso.

Oportunidade: o agronegócio na bolsa de valores

Há quem acredite que só dá para ganhar dinheiro com o agro tendo fazendo, plantando e cuidando do gado. Mas, na bolsa de valores, nada disso é necessário, visto que trabalhamos com os chamados contratos futuros. Temos contratos de milho, café, boi gordo, dólar, índice, etc.

Na pandemia em 2020, o arroba do boi saiu da faixa dos R$300,00 para a faixa dos R$170,00 por conta da pandemia e cerca de ⅔ da economia mundial parada. Foi uma das melhores operações que eu fiz no mercado financeiro, já que em 10 dias, o preço corrigiu e valorizou mais de 30 pontos.

Publicidade

Com esse acontecimento recente, é natural que o preço tenha uma queda pelo medo de contaminação de outros animais e, por consequência, queda nas exportações – o que afeta diretamente o crescimento ou retração do nosso PIB.

No mercado físico, os preços continuam estáveis, mas, os contratos futuros listados na B3 recuaram quase 3%, precificando o pior dos cenários – ainda que não se saiba quanto tempo as exportações ficaram paradas e quantos animais estão afetados.

E como eu sempre digo, “bolsa é comprar barato e vender caro”.

Existe a possibilidade do preço se tornar ainda mais atrativo e trazer bons lucros para quem estiver bem posicionado.

Mercado Financeiro hoje: como estão as ações dos frigoríficos?

Na quarta-feira, a bolsa de valores registrou uma forte queda nas ações frigoríficas: BRF (BRFS3) caiu 6,71%; Minerva (BEEF3) encerrou o dia com 7,92% de desvalorização. A JBS (JBSS3) teve queda de 4,33% e por fim, Marfrig (MRFG3) fechou o dia com 4,71% de queda. Mas, o mercado financeiro hoje ensaia uma recuperação, com os papéis oscilando e dando alguns “sinais de recuperação” de preço.

Publicidade

Parte desses “sinais” pode ser atribuída a falas de Edison Ticle, diretor financeiro da Minerva. Ele diz que, apesar do curto prazo o mal da vaca louca interromper as exportações do Brasil para China, “se olhar para o horizonte de dois a três trimestre a situação é muito positiva”.

A companhia foi quem sofreu a queda mais agressiva desde a confirmação do caso atípico da doença, no entanto, Minerva é a maior exportadora de carne bovina da América do Sul e como tal, consegue continuar exercendo as exportações em outros países como Argentina e Uruguai

Mesmo com o último trimestre fraco, a redução de oferta de carne bovina por parte dos EUA e a recuperação econômica da China desenha um cenário favorável para nossas exportadoras – e se olharmos o histórico de preços, BRFS3 está abaixo da faixa de preço da pandemia, MRFG3 está próximo à região de preço de 2020, BEEF3 e JBSS3 estão entrando em uma região de suporte relevante para compra.

Obviamente, isso não é uma recomendação de compra. Estou apenas apontando uma possível oportunidade de lucros com o agronegócio sem precisar investir em uma infraestrutura para gado e plantio.

Publicidade

É por isso que digo que o mercado financeiro é um grande shopping center de fazer dinheiro: tem oportunidades a todo momento e em todos os setores. Basta ter o conhecimento necessário e ter caixa para quando a oportunidade bater a porta.

*O texto foi atualizado pela colunista no dia 25 de fevereiro para correção de informações sobre o caso

Encontrou algum erro? Entre em contato

O que este conteúdo fez por você?