Falando de dinheiro

CEO da Atom Educacional e sócia fundadora do Instituto Êxito. Está há mais de 11 anos atuando no mercado financeiro. Desde sua primeira operação, até hoje seu foco sempre foi no day trade. Carol é uma das poucas mulheres que se arriscaram nessa profissão e vem encorajando centenas de mulheres a começar a investir na bolsa de valores. Desde 2020 faz parte do elenco do game show Shark Tank Brasil.

Carol Paiffer

Mega-Sena, herança e bolsa de valores: as oportunidades de ficar rico

Há algumas coisas que devem serem consideradas em cada uma dessas possibilidades

O mercado financeiro é cíclico e hoje, as oportunidades brilham no setor varejista. Foto: Envato Elements.
  • A educação financeira, diferente do que muitos pensam, não é sobre “cortar o cafezinho”. É sobre estabelecer uma boa relação com dinheiro
  • A bolsa de valores apresenta oportunidades para todos os perfis de investidores: dos mais conservadores aos mais arrojados

Quais são as oportunidades mais comuns de ficar rico no nosso País? Ganhar na Mega-Sena, nascer herdeiro ou construir patrimônio através da bolsa de valores. No entanto, há algumas coisas que devem ser consideradas em cada uma dessas possibilidades.

Mega-Sena: a sorte nem sempre está a seu favor

Diariamente, as pessoas pesquisam os resultados da Mega-Sena para saber se tiveram os números de suas apostas sorteados.  Essa é uma questão de muita sorte e nenhuma estratégia. Ou seja, se não depende de você, não há garantia nenhuma de conquistar o que deseja. Você é refém do acaso e da armadilha do dinheiro fácil.

Não há almoço grátis! E isso nos leva para a um segundo ponto: a falta de educação e inteligência financeira.

Há casos de pessoas que ganharam na loteria e não demoraram a voltar ao antigo estilo de vida, pois não tiveram inteligência financeira para lidar com o dinheiro que ganharam. Não investir e gastar desgovernadamente é mais comum do que parece.

Não é errado apostar na Mega-Sena. É errado esperar que sua vida seja resolvida dessa forma. A sorte nem sempre está a seu favor. Quando estiver, se não souber o que fazer com ela, será igualmente uma perda de tempo e de energia.

Herança: sem educação financeira, não há herdeiros

A educação financeira, diferente do que muitos pensam, não é sobre “cortar o cafezinho”. É sobre estabelecer uma boa relação com dinheiro,  organizar o orçamento, consumir de forma consciente, ter metas, objetivos e investir de forma inteligente pensando em prazos – curto, médio e longo.

Educar financeiramente é trabalhar a mentalidade das pessoas sobre a importância do dinheiro, para que elas aprendam a multiplicar o patrimônio e investir para multiplicar sem deixar de fazer o que gosta.

Essa não foi a cultura em que fomos criados. Precisamos quebrar esse ciclo e instalar uma nova cultura para as novas gerações – e é por esse motivo que considero a bolsa de valores uma das melhores oportunidades de ficar rico.

Bolsa de Valores: as oportunidades do mercado financeiro

A bolsa de valores apresenta oportunidades para todos os perfis de investidores: dos mais conservadores aos mais arrojados.

Todos podem investir de onde estiverem. Com um celular ou computador com internet, as oportunidades estão na palma da sua mão. Você só precisa aprender como aproveitar cada uma delas.

Mercado financeiro hoje

O mercado financeiro é cíclico. Hoje, por exemplo, as oportunidades brilham no setor varejista – vale reforçar que esta não é uma recomendação de compra.

Em 2020, tivemos um ciclo de queda da Taxa de Juros – a Selic – e impressão de dinheiro por parte dos Bancos Centrais ao redor do mundo. Esse acesso ao crédito fez com que as pessoas consumissem um pouco mais. Na última reunião do Copom, também houve a sinalização de que a Selic não subiria de novo. A partir daí, os investidores ficam de olho no setor que se beneficiaria com isso: o varejo.

As ações do setor estavam desvalorizadas devido à alta inflação – (perda do poder de compra) – e parcelar as compras ficou mais caro. Ou seja, os papéis das empresas estão com preços mais baixos na bolsa.  Além disso, com datas como Dia das Crianças, Black Friday e Natal chegando, é esperado que essas empresas faturem mais e, consequentemente, há uma projeção de alta no valor das ações em função do caixa recheado.

Como investir na Bolsa

O primeiro passo para investir com inteligência e segurança é sempre ter conhecimento. Saber o que analisar, quando analisar e quando não fazer nada, apenas esperar.

O mercado exige paciência para esperar os melhores preços para comprar ou vender. Ter disciplina e persistência para respeitar o processo, portanto, é essencial para ter sucesso. Preparei 4 aulas gratuitas onde ensino o passo a passo de como começar na Bolsa. Conte comigo!