- Se um papel rende mais que o CDI, seu desempenho é satisfatório, pois mantém os ganhos acima do valor pago pela renda fixa
- Nem sempre alta rentabilidade é sinônimo de bons pagamentos de dividendos
- Nem toda ação rentável trará um retorno total elevado – isto é, a resultante entre valorização de capital e valorização de dividendos
O que é uma ação com bom retorno? Não há uma resposta objetiva para a pergunta, mas muitos investidores adotam como referência o retorno proporcionado pelo CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Se um papel rende mais que o CDI, seu desempenho é satisfatório, pois mantém os ganhos com ações acima do valor pago pela renda fixa.
Leia também
Os retornos do CDI para um, três e cinco anos são hoje de 11,00%, 39,68% e 48,98%. Com base nisso, saímos à procura de ações do Ibovespa que batem essas três marcas e encontramos 13 empresas.
Publicidade
No horizonte dos cinco anos, merece destaque o papel WEGE3, da Weg, que desponta com valorização de 381,82%, mas com uma ressalva: seu dividend yield (DY) é de apenas 1,80%. A mesma ressalva vale para a ação EMBR3, da Embraer, que teve boa valorização (167,84% em cinco anos), mas não distribuiu dividendos no período. Moral da história: nem sempre alta rentabilidade é sinônimo de bons pagamentos de dividendos.
Em busca do equilíbrio
A situação é bem diferente quando olhamos para a ação PETR4, da Petrobras. Além de valorização acima do CDI, ela entregou um DY médio anual de 18,38% nos últimos cinco anos, com DY projetado de 17,68% para os próximos 12 meses.
É nosso melhor exemplo de empresa que combina alta rentabilidade e bons dividendos, o que é crucial em estratégias de longo prazo, sobretudo para quem busca renda passiva.
Há que se considerar também o impacto do reinvestimento dos dividendos em novas ações, o que potencializa retornos ao longo do tempo.
Vale lembrar, porém, que a concretização desse DY futuro depende da manutenção da margem de lucro e da atual política de distribuição de dividendos de uma empresa. Caso uma dessas variáveis mude, o cálculo do DY projetado também precisa mudar.
Prós e contras
Como tudo no universo das finanças, não há receita de bolo. Buscar ações cujo retorno bate o do CDI é um bom começo para quem está traçando uma estratégia de investimentos, pois esses papeis prometem retornos acima da média, mas é preciso atenção a outras variáveis.
Nem toda ação rentável trará um retorno total elevado – isto é, a resultante entre valorização de capital e valorização de dividendos. Isso depende do DY oferecido por cada papel, o que, por sua vez, só pode ser corretamente avaliado quando conhecemos o histórico de distribuição de dividendos de determinada companhia, bem como as turbulências políticas e econômicas que podem vir a alterar sua política de remuneração aos investidores. Como visto, investir em papeis como WEGE3, BB ou PETR4 tem significados bem diferentes.
Publicidade
Sem contar, é claro, o fator risco: comprar ações será sempre mais arriscado do que investir na renda fixa. Logo, cada investidor precisa compreender também a dose de volatilidade que consegue tolerar antes de migrar do CDI para o mercado de ações.