• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

O que significa o Ibovespa liderar a rentabilidade global em agosto

No mês, o índice brasileiro foi mais rentável em comparação a pregões dos EUA, América Latina, Europa e Ásia

Por Einar Rivero

12/08/2024 | 16:26 Atualização: 12/08/2024 | 16:29

Receba esta Coluna no seu e-mail
Mercado acionário dos EUA (Foto: Adobe Stock)
Mercado acionário dos EUA (Foto: Adobe Stock)

No acumulado de agosto, até a sexta-feira (9), o Ibovespa foi o índice mais rentável em uma comparação com 20 pregões relevantes dos Estados Unidos, América Latina, Europa e Ásia. Na ponta do lápis, a bolsa brasileira subiu 5,12% no mês. No outro extremo da tabela está o índice Nikkei 225, da Bolsa de Tóquio, que amargou uma perda de 8,25%.

Leia mais:
  • Índice de Dividendos da B3 cai, com ações na contramão da tendência
  • OPINIÃO: A rentabilidade do CDI em 2024 em uma análise detalhada
  • Como a disparada recente do dólar vai impactar os balanços das empresas
Cotações
24/04/2026 9h33 (delay 15min)
Câmbio
24/04/2026 9h33 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Se esses números parecem não estar alinhados com a realidade é porque a conta foi feita em dólares. Em reais, a alta do Ibovespa foi menor: 2,32%. Porém, como o dólar caiu 2,66% (considerando o Ptax divulgado pelo Banco Central), isso levou o índice brasileiro à liderança da rentabilidade do ponto de vista internacional.

Publicidade

Essa diferença entra o cálculo em reais e a conta em dólares pode ser explicada pela dupla função que a moeda americana tem no Brasil (e nos demais países emergentes). Para que “serve” a taxa de câmbio? Além de permitir o comércio internacional, o câmbio é um excelente indicador de expectativas (próprias e externas) com relação à economia.

Os países emergentes servem-se da poupança de outras nações para financiar sua economia. Eles contraem dívidas em moeda forte. Isso os torna muito dependentes de fluxos cambiais previsíveis e de classificações de risco (“ratings”). E faz com que suas taxas de câmbio indiquem a percepção do mercado sobre eles.

Quando algo parece ameaçar o fluxo futuro de dólares e o mercado antecipa problemas de oferta, a taxa sobe. Quando algo indica uma entrada de recursos acima da média e da demanda habitual, a taxa desce.

No acumulado do ano até julho, o dólar havia se apreciado 16,9% em relação ao real. Até o início da semana passada, no dia 5 de agosto, essa apreciação chegou ao maior nível do ano, 19,1%. Tudo isso pela preocupação dos investidores com a sustentabilidade das contas públicas e o impacto disso na inflação e nos juros.

Publicidade

Porém, na noite da quinta-feira (8), Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), participou de um evento em São Paulo e garantiu sua aderência à necessidade de o BC fazer cumprir as metas de inflação. Galípolo é o mais cotado para suceder Roberto Campos Neto, cujo mandato à frente da autarquia se encerra em dezembro.

O discurso agradou o mercado e provocou a depreciação do dólar em relação ao real. A queda de 2,66% do Ptax é a maior baixa mensal desde os 5,42% de baixa registrados em dezembro de 2023. Isso fez o Ibovespa liderar a rentabilidade dos pregões.

O único desempenho comparável é o do índice S&P Merval, da bolsa de Buenos Aires. O indicador subiu 4,51% no acumulado de agosto. Os demais índices (com exceção do chileno Ipsa, que praticamente não variou) apresentaram quedas em dólares.

Qual a conclusão disso? O Ibovespa oscilou bastante em reais, mas o desempenho em dólares está bastante positivo. Qualquer estratégia de investimentos em países emergentes deve considerar as variações em dólar. São elas que vão mostrar aos investidores internacionais se os ativos do país estão valorizados ou depreciados. E, assim como as perspectivas, ajuda a definir fluxos de recursos – que fazem preço.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • américa latina
  • Ásia
  • Bolsa de valores
  • Brasil
  • Economia
  • EUA
  • Europa
  • Ibovespa
  • Investimentos
  • mercado
  • Rentabilidade

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    20 fundos de crédito privado renderam apenas 28,4% do CDI no 1º trimestre — em um deles a cota caiu

  • 2

    Inadimplência preocupa e JPMorgan acende alerta para bancos no 1T26

  • 3

    Ibovespa cai mais de 1,5% enquanto dólar fica abaixo dos R$ 5; Petrobras sobe com petróleo a US$ 100

  • 4

    Ibovespa nas máximas: investir agora ou esperar queda? Veja a estratégia usada pelos especialistas

  • 5

    FIIs com dívida 3 vezes acima da média acendem alerta — veja os 7 mais alavancados

Publicidade

Quer ler as Colunas de Einar Rivero em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos podem retirar fraldas geriátricas gratuitamente, desde que apresentem estes documentos
Logo E-Investidor
Idosos podem retirar fraldas geriátricas gratuitamente, desde que apresentem estes documentos
Imagem principal sobre o Quais idosos têm direito ao transporte gratuito? Veja como funciona para pessoas com 60 anos e 65 anos
Logo E-Investidor
Quais idosos têm direito ao transporte gratuito? Veja como funciona para pessoas com 60 anos e 65 anos
Imagem principal sobre o Idosos com dívidas na conta de luz: 2 maneiras para renegociar faturas atrasadas
Logo E-Investidor
Idosos com dívidas na conta de luz: 2 maneiras para renegociar faturas atrasadas
Imagem principal sobre o Restituição do Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 60 anos têm prioridade no pagamento?
Logo E-Investidor
Restituição do Imposto de Renda 2026: idosos com mais de 60 anos têm prioridade no pagamento?
Imagem principal sobre o Gás do Povo: passo a passo para saber se o vale de recarga expirou
Logo E-Investidor
Gás do Povo: passo a passo para saber se o vale de recarga expirou
Imagem principal sobre o Meia-entrada para idosos: quem tem mais de 60 anos deve apresentar documento para conseguir o desconto?
Logo E-Investidor
Meia-entrada para idosos: quem tem mais de 60 anos deve apresentar documento para conseguir o desconto?
Imagem principal sobre o Idosos com mais de 60 anos estão isentos do pagamento de algumas dívidas? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos com mais de 60 anos estão isentos do pagamento de algumas dívidas? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Idosos ainda precisam ir ao banco fazer a prova de vida? Entenda o procedimento
Logo E-Investidor
Idosos ainda precisam ir ao banco fazer a prova de vida? Entenda o procedimento
Últimas: Colunas
Por que o pior investimento do mundo ainda é melhor do que as bets?
Fabrizio Gueratto
Por que o pior investimento do mundo ainda é melhor do que as bets?

Chamar aposta de mau investimento é um erro técnico: enquanto bancos tratam o cliente com ineficiência, as bets o tratam como um alvo em um sistema desenhado para a extração de riqueza

23/04/2026 | 14h50 | Por Fabrizio Gueratto
OPINIÃO: Chave para 2026, eleitores de centro sinalizam afastamento de Lula
Erich Decat
OPINIÃO: Chave para 2026, eleitores de centro sinalizam afastamento de Lula

Pesquisas indicam distanciamento crescente desse grupo decisivo, que hoje lidera o eleitorado e tende a definir o rumo da disputa

23/04/2026 | 09h33 | Por Erich Decat
Petrobras (PETR4) lidera ranking global em 2026, mas volatilidade do petróleo impõe teste de resistência às petroleiras
Einar Rivero
Petrobras (PETR4) lidera ranking global em 2026, mas volatilidade do petróleo impõe teste de resistência às petroleiras

Estatal supera pares globais e até o próprio petróleo em 2026, mas correção recente expõe um setor mais sensível a choques geopolíticos

22/04/2026 | 14h34 | Por Einar Rivero
O reinado do dólar questionado (não ainda ameaçado) e o Brasil no meio do jogo
Thiago de Aragão
O reinado do dólar questionado (não ainda ameaçado) e o Brasil no meio do jogo

Queda nas reservas globais, sanções à Rússia e avanço de sistemas alternativos aceleram busca por um “plano B” ao dólar com o Brasil em posição delicada entre EUA e BRICS

22/04/2026 | 09h34 | Por Thiago de Aragão

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador