Publicidade

Colunista

Principal partido do Centrão puxa discussão sobre aumento da CSLL

Tema da majoração da CSLL foi encaminhado ao Congresso em 2024 e, na última semana, ressurgiu em pauta

Aumento do CSLL ressurge no Congresso. (Foto: Adobe Stock)
Aumento do CSLL ressurge no Congresso. (Foto: Adobe Stock)

Nesta última semana, chamou a atenção o fato de o debate sobre a majoração (aumento) de 5% da Contribuição sobre Lucro Líquido (CSLL) ressurgir no Congresso pelas mãos das principais lideranças do Partido Progressista (PP).

A iniciativa de ajuste no CSLL foi apresentada textualmente ao presidente da Câmara, dep. Hugo Motta (Rep-PB), pelo presidente nacional da legenda, sen. Ciro Nogueira (PI). A medida foi endereçada como uma forma de compensar o impacto que será gerado, pela ampliação até R$ 5 mil da isenção do Imposto de Renda, a partir de 2026.

Por sua vez, o líder do partido na Câmara, dep. Dr. Luizinho (RJ), foi ainda mais assertivo ao nos dizer que “não é possível os bancos, setor que mais ganha nesse país, não ser tributado”. Para complementar, o deputado escolhido para a relatoria do projeto será Arthur Lira, integrante do partido de Nogueira e Dr. Luizinho.

Histórico do aumento da CSLL

Vale lembrar que em 2024 o tema da majoração da CSLL foi encaminhado ao Congresso. Na ocasião, a proposta (PL 3394/24) foi apresentada pelo Executivo, junto com a ampliação da alíquota do Juros sobre Capital Próprio (JCP).

Publicidade

Com a aprovação deste projeto, a equipe econômica tinha a expectativa de arrecadar cerca de R$ 20 bilhões para fechar o buraco deixado pelo Congresso, com a aprovação da desoneração folha das empresas e municípios.

Detalhe: até hoje, esse buraco permanece aberto.

O fato é que, em 2024, o projeto foi colocado para escanteio pelo então presidente da Câmara, Arthur Lira, e não foi encampado por nenhum partido.

Antes de avançarmos, destaco que o debate sobre a compensação da Reforma da Renda está apenas no início e a tendência é que outras sugestões e alternativas também façam parte das negociações.

Publicidade

Dentro desse contexto, na atual conjuntura ainda é difícil saber se Lira vai manter a postura de antes, em relação à majoração da CSLL. Assim como qual será a adesão dos demais partidos do Centrão.

De qualquer forma, os movimentos de nomes de peso do PP não podem ser desconsiderados e acendem um sinal de alerta sobre uma possível majoração da CSLL.

É importante também ter em mente que a iniciativa do PP tem como pano de fundo as eleições de 2026. Nas conversas em Brasília, ficou claro que há um entendimento dentro da legenda de que é melhor agradar a classe média, do que as instituições financeiras.

Neste sentido, não pode ser menosprezado o fato de que esse discurso de aumento da CSLL, puxado por um partido de Centro, tem certo apelo para quem vai buscar uma reeleição no próximo ano. Vamos acompanhando.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

O que este conteúdo fez por você?