• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Como a educação financeira mudou a vida profissional de um jovem africano

Karl Yvan Georges chegou ao Brasil sem saber falar português e com dificuldades em conseguir emprego

Por Evandro Mello

16/03/2024 | 7:00 Atualização: 27/03/2024 | 7:48

Receba esta Coluna no seu e-mail
(Foto: Envato Elements)
(Foto: Envato Elements)

A entrada no mercado de trabalho é certamente um dos momentos mais desafiadores da vida de um jovem. Você não tem experiência, na maioria das vezes mal sabe o que quer fazer da vida e ainda patina ao tentar entender as regras do jogo corporativo.

Leia mais:
  • Como falar sobre dinheiro com crianças e adolescentes? Veja as dicas
  • O que a sustentabilidade tem a ver com educação financeira?
  • Educação financeira: o impacto do programa Pé de Meia para jovens de baixa renda
Cotações
21/02/2026 2h41 (delay 15min)
Câmbio
21/02/2026 2h41 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

E esse é um dos pontos mais discutidos nos últimos anos em relação à educação – a proposta do novo ensino médio veio para tentar preparar melhor os jovens para este momento e dar sentido ao que se aprende em sala de aula, conectando melhor a escola ao mundo real.

Após anos ensinando educação financeira em escolas públicas de São Paulo por meio da Multiplicando Sonhos, posso afirmar com certeza absoluta que ensinar coisas práticas para que o jovem possa aplicar no dia a dia dele tem um poder engajador. É capaz, inclusive, de mudar vidas – exemplos não faltam sobre isso nesta coluna.

Publicidade

Uma das histórias mais marcantes que presenciei foi a do jovem Karl Yvan Georges, hoje com 20 anos. Ele é camaronês e chegou ao Brasil em 2021, aos 18 anos, para viver aqui junto à sua mãe e seu padrasto. Por conta das diferenças de currículo educacional dos dois países, precisou refazer o último ano do ensino médio.

Karl mal sabia português e estava em processo de adaptação: começando a conhecer pessoas, tendo que refazer a escola e enfrentando dificuldades para conseguir um trabalho no Brasil. Mas ele decobriu uma coisa que é comum entre brasileiros, camaroneses e  quase todas as pessoas no mundo: a necessidade em lidar com o dinheiro.

Quando fomos falar de educação financeira na escola estadual Barão de Ramalho, onde Karl estudava, na zona leste de São Paulo, os olhos dele brilharam.

“Eu recebi aquela educação financeira, por parte da minha mãe, que ensina que ‘nunca se sabe o dia de amanhã’ e por isso é preciso guardar dinheiro. Mas, mesmo assim, eu fazia muita bagunça com o meu dinheiro. Não sabia usar direito”, conta ele.

Publicidade

Ao longo das aulas, Karl não aprendeu só a lidar com o dinheiro, como também a se planejar, criar objetivos concretos e, pela primeira vez, ouviu falar sobre o mercado financeiro.

“Eu não sabia que existiam tantas áreas assim dentro de um banco, com tantas possibilidades. Eu tenho uma tia que trabalha em banco em Camarões, mas o jeito que o sistema financeiro funciona aqui é diferente. É uma área muito grande”, diz.

Ele já tinha vontade de cursar uma faculdade de tecnologia da informação e, após descobrir o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os diversos programas de bolsas de estudo que existem no Brasil, decidiu prestar vestibular com um objetivo: se qualificar e trabalhar em um banco ou empresa do mercado financeiro.

Com a ajuda das aulas de educação financeira da Multiplicando Sonhos e de amigos que fez ao longo do caminho, entendeu quais estratégias utilizar para conseguir um trabalho no Brasil e assim o fez. Hoje, estudante de TI, ele também é estagiário de compliance no banco Safra.

Publicidade

“O fato de eu falar inglês e francês, que são as duas línguas do meu país, foi um ponto positivo para eles (do banco)”, conta Karl. Qual é a lição aprendida? Que ninguém é incompetente para o mundo do trabalho, mas talvez só esteja procurando oportunidades no local errado, onde suas melhores competências não são úteis ou valorizadas.

Os jovens do nosso País só vão descobrir seu valor, suas competências e oportunidades, se tiverem alguém que as mostre. Alguém que mostre o caminho. E a educação financeira faz justamente isso: dá o caminho.

Me sinto feliz porque o meu caminho ter cruzado com o caminho do Karl. Desejo sucesso e felicidade a ele e sua família.

Colaborou Giovanna Castro

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Brasil
  • dinheiro
  • educação
  • Educação Financeira
  • mercado
  • Mercado financeiro
  • trabalho

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    O ouro está se tornando o “novo dólar”, diz um dos gestores de fundos de hedge mais temidos de Wall Street

  • 2

    Como comprar dólar e pagar menos no exterior

  • 3

    A reação do mercado à derrubada das tarifas de Trump pela Suprema Corte

  • 4

    NYT: crises estão por toda parte, mas os mercados parecem não se importar

  • 5

    Brasileiros cruzam a fronteira em busca de menos impostos; vale a pena?

Publicidade

Quer ler as Colunas de Evandro Mello em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pix fora do ar? 3 maneiras simples de pagar as contas durante instabilidades
Logo E-Investidor
Pix fora do ar? 3 maneiras simples de pagar as contas durante instabilidades
Imagem principal sobre o Rolex 6 Horas de São Paulo: veja o valor dos ingressos e pacotes
Logo E-Investidor
Rolex 6 Horas de São Paulo: veja o valor dos ingressos e pacotes
Imagem principal sobre o IPVA São Paulo 2026: como funciona a multa em caso de atraso?
Logo E-Investidor
IPVA São Paulo 2026: como funciona a multa em caso de atraso?
Imagem principal sobre o IPVA São Paulo 2026: calendário de vencimentos de fevereiro de 2026
Logo E-Investidor
IPVA São Paulo 2026: calendário de vencimentos de fevereiro de 2026
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: a isenção entra em vigor ainda neste ano?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: a isenção entra em vigor ainda neste ano?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda: a tabela de 2025 foi alterada?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda: a tabela de 2025 foi alterada?
Imagem principal sobre o Harry Styles no Brasil 2026: todos os setores já esgotaram? Veja o valor dos ingressos
Logo E-Investidor
Harry Styles no Brasil 2026: todos os setores já esgotaram? Veja o valor dos ingressos
Imagem principal sobre o IPVA São Paulo 2026: como efetuar o pagamento do tributo?
Logo E-Investidor
IPVA São Paulo 2026: como efetuar o pagamento do tributo?
Últimas: Colunas
Agora o ano começou de verdade. E a sua estratégia já começou?
Carol Paiffer
Agora o ano começou de verdade. E a sua estratégia já começou?

Com um calendário fragmentado e mais feriados prolongados, 2026 exige planejamento tático, metas fracionadas e execução disciplinada para transformar energia em resultado

20/02/2026 | 15h26 | Por Carol Paiffer
OPINIÃO. Banco Master e as lições para o modelo de supervisão do Banco Central
Fabrizio Gueratto
OPINIÃO. Banco Master e as lições para o modelo de supervisão do Banco Central

As liquidações recentes expõem fragilidades na supervisão bancária e levantam a necessidade de revisão permanente dos mecanismos de controle

19/02/2026 | 15h32 | Por Fabrizio Gueratto
Fundos de investimento, crédito bancário e a importância das plataformas
Einar Rivero
Fundos de investimento, crédito bancário e a importância das plataformas

Uma comparação simples mostra o impacto das plataformas de distribuição na desconcentração do mercado financeiro brasileiro

18/02/2026 | 14h21 | Por Einar Rivero
Seis carnavais depois, o mapa da recuperação global pós-pandemia expõe vencedores, retardatários e uma lição em dólares
Einar Rivero
Seis carnavais depois, o mapa da recuperação global pós-pandemia expõe vencedores, retardatários e uma lição em dólares

Ibovespa despencou 52,09% em dólares em 2020. Mas avançou 185% desde então, rebote vigoroso mas insuficiente para recolocá-lo entre líderes globais

17/02/2026 | 13h28 | Por Einar Rivero

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador