- A maioria das pessoas têm conta aberta em mais de um banco e nem sequer se lembra de todas elas
- O relatório do Registrato é como um exame de imagem, só que da sua vida financeira. Ele mostra todos os empréstimos e financiamentos que existem no nome de uma pessoa
- Além de estudar sobre gestão financeira, juros e investimentos, é imprescindível estudar a si mesmo se quer tomar as rédeas do seu dinheiro
Saber onde buscar informações é, talvez, um dos conhecimentos mais importantes do nosso século. A internet tornou as pesquisas muito mais fáceis, mas também aumentou a sua complexidade, já que existe uma infinidade de canais e informações para cada tema que você digita no Google.
Leia também
Ao mesmo tempo, temos tantos registros em diferentes redes sociais, sites e instituições financeiras, que por vezes perdemos o controle. A maioria das pessoas têm conta aberta em mais de um banco e nem sequer se lembra de todas elas. Isso sem falar das agências de empréstimos, corretoras de investimentos e/ou seguros.
No nosso programa de educação financeira da Multiplicando Sonhos, trabalhamos a ideia de controle e gestão sobre as finanças, o que passa por saber todos os registros, dívidas, financiamentos e contas bancárias que há no nome de uma pessoa.
Publicidade
Neste momento das aulas, para a minha surpresa — ou nem tanto — muita gente não sabe sequer quais as dívidas que possui. E descobrimos isso quando apresentei aos alunos o Registrato, um sistema regulado pelo Banco Central do Brasil onde você pode consultar, de graça, todas as suas informações financeiras.
O relatório do Registrato é como um exame de imagem, só que da sua vida financeira. Ele mostra todos os empréstimos e financiamentos que existem no nome de uma pessoa, bancos em que possui conta, chaves Pix cadastradas, dívidas com órgãos públicos federais, cheques sem fundos e dados de compra ou venda de moeda estrangeira.
Informação é poder
É impossível ter o controle sobre qualquer coisa na vida sem informação. Afinal, é o que nos mune para tomar boas decisões e criar estratégias eficientes. No caso das finanças, ela é primordial.
Além de estudar sobre gestão financeira, juros e investimentos, é imprescindível estudar a si mesmo se você quer tomar as rédeas do seu dinheiro. Como dizia a minha avó: antes de querer fazer qualquer coisa, é preciso aprender a arrumar e manter organizado o seu próprio quarto.
Por isso, utilizar informações como as que o Registrato fornece para fazer um Raio-X sobre a sua vida financeira pode ser o primeiro passo para a construção de um planejamento financeiro sólido.
Publicidade
O sistema também guarda registros sobre pessoas jurídicas. Ou seja, na hora em que você estiver pronto para sair do seu quarto, antes de fazer negócio com uma determinada empresa, é possível buscar informações confiáveis sobre ela por meio do sistema.
Para acessar e ver seus relatórios, faça o login no site do Registrato. Depois me conte: você tinha noção de tudo o que consta no seu relatório?
Se não, é hora de pegar o seu caderninho de finanças, registrar tudo e tomar as rédeas da sua vida!
Vamos lá conferir e ver se está tudo bem com sua saúde financeira?
Publicidade