Multiplicando Sonhos

Evandro Mello é CEO e fundador da Multiplicando Sonhos, associação sem fins lucrativos que tem como missão transformar a vida de jovens de escolas públicas através da educação financeira. Nascido na zona leste de São Paulo, é graduando em administração com ênfase em Comércio Exterior e estuda Psicologia Econômica e Tomada de Decisão.

Escreve aos sábados, a cada 15 dias

Evandro Mello

Por que fazer terapia é essencial antes de começar a investir

É fundamental entender que educação financeira é sobre autoconhecimento e descobrir seus próprios caminhos

Foto: Envato Elements
  • Quando você sabe quem é, como age e o que quer da vida, fica mais fácil investir. Você consegue ter maior clareza sobre quanto dinheiro precisa, para quê e em quanto tempo
  • Começar a olhar para dentro, entender a sua realidade e possibilidades pode te ajudar a identificar por que você gasta tanto e para que quer o dinheiro

A Multiplicando Sonhos nasceu na mesma época em que começamos a ver um boom no mercado financeiro no Brasil, com a democratização de serviços financeiros provocada pela chegada dos bancos digitais. Entre 2019 e 2020, as pessoas começaram a falar sobre investimentos como nunca antes. A poupança perdeu espaço para a renda fixa e muita gente entrou para a bolsa de valores.

Mas, apesar de a discussão sobre finanças ter avançado, me preocupa que muitas pessoas parecem ter apenas trocado uma receita de bolo por outra. Cresci ouvindo que precisava colocar dinheiro na poupança e comprar imóveis ao longo da vida para ter um “pé de meia” na velhice. Hoje, os jovens escutam no TikTok que precisam investir na Bolsa de valores se quiserem ser bem-sucedidos.

Até hoje, quando entro nas salas de aulas de ensino médio, onde a Multiplicando Sonhos atua, escuto de alunos coisas como “professor, como posso ficar rico?” e “o que você acha de tal investimento?”. Nessas horas, gosto de dar um passo atrás e perguntar: “O que é ficar rico para você?” e “O que você sabe sobre esse investimento?”

Mais do que um caminho certeiro para ter mais dinheiro, é preciso entender que educação financeira é sobre autoconhecimento e descobrir seus próprios caminhos.

Autoconhecimento

O primeiro passo para começar a investir não é abrir uma conta em uma corretora de investimentos, como costumo escutar por aí, mas sim olhar para dentro. Quem sabe, fazer terapia?

Quando você sabe quem é, como age e o que quer da vida, fica mais fácil investir. Você consegue ter maior clareza sobre quanto dinheiro precisa, para quê e em quanto tempo. Assim como quanto tem para aplicar e qual a melhor forma de economizar tendo em vista seu estilo de vida e condição financeira.

A Multiplicando Sonhos desenvolveu um jogo para aplicação para alunos do ensino médio que apresenta uma personagem que precisa ser conduzida por uma trajetória financeira saindo do endividamento até chegar na liberdade financeira, condição em que é possível fazer escolhas com qualidade.

Durante esse processo, a personagem passa por diversas fases da vida onde é necessário tomar decisões sempre olhando para si e para o cenário que está vivendo. Cada decisão pode aproximar ou afastar a personagem, a Safira, das conquistas dos sonhos e da tal liberdade financeira.

É igual fazer dieta: precisa fazer escolhas. Se você fizer uma muito restritiva, pode até ter bons resultados no começo, mas certamente não vai conseguir suportar ao longo do tempo e voltar à estaca zero.

Não dá para copiar dieta. O que deu certo para o seu amigo pode não dar certo para você. É preciso fazer uma reeducação alimentar, começar aos poucos e levar em consideração seus hábitos alimentares, o que gosta, o que não gosta e qual seu objetivo.

O planejamento e a educação financeira são a reeducação alimentar para o seu bolso. Começar a olhar para dentro, entender a sua realidade e possibilidades ou até mesmo fazer uma terapia pode te ajudar a identificar por que você gasta tanto e para que quer o dinheiro, assim como auxilia no processo de entender por que você come demais e não faz atividade física.

O próximo passo, que no caso da alimentação seria o acompanhamento nutricional, na vida financeira é estudar sobre investimentos e montar uma carteira de investimentos que faça sentido para você. Se necessário, um planejador financeiro pode te ajudar.

Boa sorte!

Colaboração: Giovanna Castro e Andréa Tavares