- Eu sei, você deve estar fazendo a mesma pergunta que eu: mas se eu já tenho o Nubank, Banco Inter ou XP, por que eu baixaria o Bossa Bank?
- Por um motivo muito simples. Porque o banco vai resolver as dores de um público nichado
- Na prática, o que está acontecendo é que centenas de bancos surgirão nos próximos anos e o investidor precisa estudar o impacto que isto terá no mercado
Os bancos digitais são uma tendência e vieram para ficar. Isso todo mundo já percebeu, inclusive os grandes bancos. Mas existe um novo movimento que começou no final de 2021 e está acelerando com força em 2022: a construção de bancos digitais personalizados para empresas feitos pelo Banco Modal (MODL11), através da unidade de negócio Modal as a Service (MaaS).
Leia também
Na prática, o Modal consegue criar um banco digital customizado, para qualquer empresa, em poucos dias. Eu mesmo, sinceramente, nem sabia que isso era possível. Basicamente, o banco constrói toda a tecnologia, com serviços como PIX, investimentos, seguros e recarga de celular, mas o aplicativo vai com a cara do cliente, com a sua logo e cores.
BossaBank é o novo banco digital da Bossanova Investimentos
Isso acaba de ocorrer com o lançamento do Bossa Bank, novo banco digital da Bossanova Investimentos, do megainvestidor João Kepler, focado para todo o ecossistema de startups, tanto investidores como empreendedores.
Eu sei, você deve estar fazendo a mesma pergunta que eu: mas se eu já tenho o Nubank, Banco Inter ou XP, por que eu baixaria o Bossa Bank?
Publicidade
Por um motivo muito simples. Porque o banco vai resolver as dores de um público nichado. Por exemplo, antecipação de recebíveis, cashback que vira automaticamente investimento em startups e venture debt, um tipo de empréstimo oferecido para startups sem que necessariamente elas precisem ceder um percentual da empresa, como acontece, por exemplo, em uma rodada de investidor anjo. A meta é movimentar mais de R$ 1 bilhão logo no primeiro ano.
Por que o investidor precisa prestar atenção nos novos bancos digitais que estão surgindo?
Isso é uma revolução e mostra que o mercado financeiro será cada vez mais personalizado para cada público. Empresas como operadoras de telefonia, imobiliárias, empresas do varejo, montadoras e indústrias podem ter seu próprio banco digital, como forma de ter uma nova fonte de receita, presença de marca e, principalmente, resolver a dor do cliente.
Na prática, o que está acontecendo é que centenas de bancos surgirão nos próximos anos e o investidor precisa estudar o impacto que isto terá no mercado. Nos bastidores, circula a informação de que entre o primeiro contato entre a Bossanova e o Banco Modal e a estreia do Bossa Bank correram apenas 30 dias.
Como está o mercado de bancos digitais
Consegui contato com o CFO do Banco Modal, André Lauzana, que me respondeu da seguinte forma quando questionei o força desse movimento de bancos personalizados: “Só para você ter uma ideia, com o Bossa Bank batemos a marca de 45 bancos digitais em operação, estamos construindo mais 20 e ainda estamos em abril. Recebo mensagens quase todos os dias de empresas que entram em contato direto comigo pelo LinkedIn. É muito impressionante a demanda reprimida que havia para um produto que nem sequer existia até pouco tempo atrás”.
Assista ao vídeo exclusivo com João Kepler sobre 4 dicas para investir em startups:
Quer ficar por dentro de todas as atualizações sobre os bancos digitais? Entre agora no meu grupo gratuito de WhatsApp. Clique aqui!
Publicidade