- Em um evento da B3, Eike Batista falou sobre seu império e apresentou um vídeo em que revelava um futuro brilhante para suas empresas
- A fala do empresário conquistou o público mais emocionado, mas fato é que tudo o que foi apresentado só se tratava de promessas
- Um investidor experiente não se deixa levar só por conversas e promessas vagas, e muito menos investe todo o seu dinheiro em um único projeto, por mais seguro que ele pareça ser
O ano era 2011. A B3, que na época se chamava BMF&Bovespa, organizava um evento em Campos do Jordão com os principais investidores do mercado e empresas que faziam parte deste sistema. Entre eles estavam bancos, corretoras e fornecedores de tecnologia.
Leia também
Eu sempre estava nesses eventos. Era assessor de imprensa naquela época e alguns clientes meus participavam. Era bom eu estar lá, além de fazer networking.
Mas aquele era um ano diferente. O maior empresário do Brasil e um dos homens mais ricos do mundo segundo a Forbes iria fazer uma palestra. Era o aclamado Eike Batista. Todos queriam estar perto dele, como se a proximidade pudesse trazer algum poder ou uma informação privilegiada.
Publicidade
Pura vaidade. De repente ele chegou. Todos em pé batendo palmas, inclusive eu. Todos queriam ouvir o que ele falaria.
Ele falou durante 5 minutos. É sério. Apenas 5 minutos. Na época, como consequência da crise de 2008, a Fiat quase quebrou e quem salvou a empresa foi o mercado brasileiro. Eike aproveitou a deixa para falar que o brasileiro deveria ter desconto para comprar uma Ferrari. Todos riram. O poderoso tem esse poder de fazer a piada mais boa se tornar um show de stand up.
Após os 5 minutos de fala, ele simplesmente colocou um vídeo de quase 30 minutos em que era mostrado todo o império do grupo X e como tudo estava conectado e nada poderia dar errado. As plataforma de petróleo chegando, navios sendo construídos, naves espaciais chegando.
O vídeo era muito bem produzido. Deve ter custado uma fortuna. Ali, aprendi uma coisa para o resto da vida. Toda vez que ver um projeto lindo, maravilhoso, brilhante, olhe os números antes e o que já foi realizado e entregue de verdade.
Publicidade
Mas naquela tarde aprendi mais uma coisa. Um convidado levantou, pegou o microfone e fez dezenas de elogios para o Eike Batista, afirmando que ele o maior de todos os tempos e que quase todo o seu patrimônio estava nas empresas dele.
Estava sendo pego pela vaidade, de mostrar para metade do PIB do Brasil que ele era rico e sócio de Eike Batista. Ele simplesmente se deixou levar pela emoção. Pela história linda que era contada sobre o empreendedor brasileiro que estava na lista da Forbes. Luiz Barsi, por exemplo, jamais cairia nessa . Jamais. Mesmo que no fim das contas todo o projeto desse certo, ainda assim ele jamais teria colocado grande parte do seu patrimônio em uma única empresa.
Os investidores mais novos só conhecem Eike Batista de ouvir falar. Não viveram esta fase do mercado. Por isso muitos ainda brincam de cassino com OI, IRB ou até mesmo Americanas. Os inteligentes aprendem com os próprios erros. Os sábios, com o erro dos outros.