• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Como o fanatismo político cega o investidor

Investidores estrangeiros e empresários cautelosos retirariam o capital do País, o que faria a Bolsa desabar 

Por Fabrizio Gueratto

15/02/2024 | 16:04 Atualização: 15/02/2024 | 16:41

Receba esta Coluna no seu e-mail
Lula e Bolsonaro disputam corrida presidencial. Foto: AP Photos
Lula e Bolsonaro disputam corrida presidencial. Foto: AP Photos

Antes de começar a ler este artigo, deixe o seu fanatismo de lado. Não estou aqui para defender Lula ou Bolsonaro. As eleições já acabaram e, gostem ou não, todos vamos conviver com este governo pelos próximos três anos. Tenho amigos que ficaram na frente do Exército exigindo uma intervenção militar e, antes de julgar, sempre gosto de entender o que se passa na cabeça de qualquer pessoa. É assim que conseguimos debater ideias.

Leia mais:
  • Como os ativos isentos de Imposto de Renda movimentam o mercado
  • Como a possível eleição de Trump nos EUA impacta os investimentos?
  • Investir em ações da Vale (VALE3) é um bom negócio?
Cotações
25/02/2026 20h28 (delay 15min)
Câmbio
25/02/2026 20h28 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Entendi que, do ponto de vista deles, se um governo de esquerda saísse do poder e um governo de direita assumisse com foco no crescimento econômico, teríamos um País muito melhor. Mas será que seria simples assim?

Pois bem. Mais uma vez vou pedir: esqueça o fanatismo. Estamos aqui para analisar friamente o que aconteceria do ponto de vista econômico. Imagine que, dia 1 de janeiro de 2023, o exército assume o controle do Brasil. Obviamente, com o País dividido entre esquerda e direita, haveria o caos.

Publicidade

Como todo mundo sabe, os sindicatos estão nas mãos da esquerda. É comum ver um presidente de sindicato que faz 30 anos que está naquele cargo. Obviamente, greves começariam a ocorrer, principalmente no funcionalismo público, que temeria os cortes. Imagine os transportes de grandes cidades parando, por exemplo. Nas ruas, com os ânimos exaltados, provavelmente haveriam confrontos mais violentos. Mas este seria o menor dos problemas.

Não podemos esquecer que o brasileiro acima de 50 anos viu de perto o seu dinheiro ser confiscado na época do presidente Collor. Provavelmente, em meio a enorme instabilidade, haveria uma corrida para retirar o dinheiro dos bancos, o que poderia ocorrer uma crise sistêmica.

De forma inversa, vi este movimento quando o Lula ganhou as eleições. Diversas pessoas me perguntaram se ainda era seguro ter investimentos, pois um governo de esquerda poderia confiscar tudo. Claro que não fazia o menor sentido, mas o efeito manada funciona assim. Alguém joga uma informação em um grupo de Whatsapp, ou confirma, pois diz que o tio do amigo do primo tem uma informação privilegiada de que aquilo irá acontecer. Antes do Lula assumir cheguei a ouvir o absurdo de que ele estava morto e quem assumiria seria um sósia.

Em um possível golpe, diversos países seriam obrigados a aplicarem um boicote. Assim como acontece com Cuba, Venezuela e Coreia do Norte, países administrados por ditaduras de esquerda, se os militares intervissem nas eleições brasileiras, os Estados Unidos, nosso segundo maior parceiro comercial, imediatamente suspenderiam a compra de diversos produtos. Até mesmo a China, nossa grande compradora de minério de ferro, poderia ser obrigada a se enquadrar no boicote.

Publicidade

A consequência natural do caos é o desemprego. Empresários com receio de investir e investidores estrangeiros retirando o capital do País, o que faria a Bolsa de valores desabar do dia para a noite. Além disso, poderíamos ter uma escassez de matérias-primas importadas, o que causaria a alta do preço dos produtos e, consequentemente, inflação. Neste caso, o Banco Central seria obrigado a aumentar os juros rapidamente para conter o desastre e a gente sabe que quando a Selic está alta, a economia não anda.

Vamos pensar friamente. Sabemos que a maioria dos empresários são de direita. Você acha que em um País que está o caos, com inflação, Selic subindo, demissões, Produto Interno Bruto (PIB) comprometido, alguém arriscaria investir ou contratar mais gente?

Ainda teríamos um outro problema. Diversos países, para proteger suas economias, adotariam medidas protecionistas. Por exemplo, a carne brasileira já teve dificuldades de entrar na Europa e no menor sinal de problemas, imediatamente acontece um boicote. O mesmo aconteceu com o aço brasileiro nos EUA. Tudo o que estes países sonham é encontrar uma desculpa que justifique a criação de barreiras para os produtos de outros países.

No caso do Brasil, um dos grandes produtores mundiais de alimentos, isso com certeza ocorreria. Não por uma questão ideológica de não concordarem com o golpe, mas por se aproveitarem de uma situação para implementarem regras injustas. Enquanto isso, nas ruas, o Brasil estaria pegando fogo entre a esquerda e a direita.

Publicidade

Acho que agora consegui dar um choque de realidade. Pouco importa se você é Lula ou Bolsonaro, um golpe destruiria a nossa economia. Ponto. Gosto muito desta frase: “Para todo problema complexo, existe uma solução simples e burra.”

Aviso da redação: Esta coluna não reflete necessariamente a opinião do conselho editorial do E-Investidor/ Estadão.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Bolsa de valores
  • Brasil
  • Conteúdo E-Investidor
  • Economia
  • Golpe
  • Investimentos
  • Jair Bolsonaro
  • Luiz Inácio Lula da Silva

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje renova recorde com tarifas de Trump no radar e impulso de Vale e Petrobras

  • 2

    Bitcoin hoje a US$ 65 mil testa investidores em meio à volatilidade: “Mercado não espera consenso para vender”, diz Fabrício Tota

  • 3

    Crise no BRB muda a percepção de risco e traz alerta para investidores; veja o que fazer

  • 4

    Revés nas tarifas comerciais de Trump na Justiça reforça tese de dólar fraco e sustenta rali na Bolsa

  • 5

    Como o negócio de “dívida infinita” do Master sobreviveu a duas liquidações de bancos

Publicidade

Quer ler as Colunas de Fabrizio Gueratto em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Gás do Povo: o vale para recarga é cumulativo? Entenda
Logo E-Investidor
Gás do Povo: o vale para recarga é cumulativo? Entenda
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual grupo recebe o auxílio hoje (25)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual grupo recebe o auxílio hoje (25)?
Imagem principal sobre o INSS: qual grupo recebe o benefício hoje (25)?
Logo E-Investidor
INSS: qual grupo recebe o benefício hoje (25)?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 6 situações que podem constar no CPF
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 6 situações que podem constar no CPF
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: como verificar pendências no CPF?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: como verificar pendências no CPF?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: como consultar a situação cadastral do CPF?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: como consultar a situação cadastral do CPF?
Imagem principal sobre o Saque-aniversário do FGTS: como vincular conta para saque no aplicativo?
Logo E-Investidor
Saque-aniversário do FGTS: como vincular conta para saque no aplicativo?
Imagem principal sobre o INSS: aposentados devem ficar atentos aos novos pagamentos desta semana
Logo E-Investidor
INSS: aposentados devem ficar atentos aos novos pagamentos desta semana
Últimas: Colunas
Liquidez explode na B3 e coloca 2026 na rota do 2º maior volume da história


Einar Rivero
Liquidez explode na B3 e coloca 2026 na rota do 2º maior volume da história



Com entrada recorde de capital estrangeiro e Ibovespa em máximas históricas, mercado à vista da B3 recupera profundidade e sinaliza mudança de fase no ciclo acionário brasileiro

25/02/2026 | 17h28 | Por Einar Rivero
O trunfo na mão de Lula que pode redefinir as negociações com Trump
Thiago de Aragão
O trunfo na mão de Lula que pode redefinir as negociações com Trump

Brasil é hoje o segundo país do mundo em reservas de terras raras: governo deve usar isso a seu favor, articulando BNDES, fundos de pensão e investidores estrangeiros

25/02/2026 | 14h31 | Por Thiago de Aragão
Mais um banco na fila do FGC: o que isso revela ao mercado?
Marilia Fontes
Mais um banco na fila do FGC: o que isso revela ao mercado?

Liquidações recentes expõem distorções de incentivos, pressionam o caixa do FGC e podem encarecer crédito e serviços bancários

24/02/2026 | 17h30 | Por Marilia Fontes
Consórcio, carreira e aposta: quando a conta não fecha, a história convence
Ana Paula Hornos
Consórcio, carreira e aposta: quando a conta não fecha, a história convence

Decisões que parecem estratégicas podem esconder custos invisíveis: no dinheiro, no trabalho e no futuro

21/02/2026 | 06h30 | Por Ana Paula Hornos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador