Investimento não é cassino

Fabrizio Gueratto tem quase 20 anos de experiência no mercado financeiro. É especialista em investimentos, professor de MBA em Finanças, autor do livro “De Endividado a Bilionário”, fundador da Gueratto Press e criador do Canal 1Bilhão, com quase 21 milhões de visualizações no YouTube

Escreve semanalmente às quintas-feiras

Fabrizio Gueratto

Como fazer seu dinheiro render enquanto os preços aumentam

Existe algum investimento que pode se beneficiar da alta da inflação? A resposta é sim

Aplicativo do Tesouro Direto. Foto: Shutterstock/Brenda Rocha - Blossom/Reprodução
  • A inflação nacional, medida pelo IPCA, encontra-se em um acumulado de 8,99% nos últimos 12 meses. Por consequência, os investidores andam mais preocupados com o rendimento de suas aplicações
  • No entanto, se a aplicação render menos que a inflação, o indivíduo está perdendo dinheiro

A inflação nacional, medida pelo IPCA, encontra-se em um acumulado de 8,99% nos últimos 12 meses. Por consequência, os investidores andam mais preocupados com o rendimento de suas aplicações. Afinal, todo investimento que rende igual a inflação na verdade não rende nada, porque o dinheiro aumenta na carteira, mas a pessoa continuará comprando as mesmas coisas que comprava antes de retirar a quantia.

No entanto, se a aplicação render menos que a inflação, o indivíduo está perdendo dinheiro. Os investimentos que distribuem 100% do CDI, por exemplo, estão perdendo agora, já que a inflação está praticamente em 9% ao ano, e a taxa de referência desse investimento é de apenas 5,23%.

Por conta disso, o investidor precisa ficar atento ao tipo de aplicação que ele escolhe. Mas existe algum investimento que pode se beneficiar da alta da inflação? A resposta é sim.

Tesouro Direto IPCA

O Tesouro Direto é um investimento disponibilizado pelo próprio governo brasileiro. Sendo assim, o investidor consegue emprestar dinheiro para a instituição mais segura e consistente do País. Em troca, a mesma devolve o valor aplicado junto com um certa remuneração. Dentro desta modalidade, existe o Tesouro IPCA, que está atrelado à inflação.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Portanto, é possível ver o seu dinheiro render em cima da inflação, com mais uma certa porcentagem definida na hora da compra do título. Para o tesouro com vencimento em 2026, por exemplo, o rendimento é igual ao IPCA do período + 4,36%. Portanto, quanto mais tempo o investidor deixa o dinheiro emprestado, maior o seu rendimento.

CDB do Banco Pan (BPAN4)

Diversos bancos digitais estão disponibilizando investimentos atrelados à taxa CDI (Certificado de Depósito Interbancário) atualmente. Contudo, o Banco Pan (BPAN4) inaugurou um CDB exclusivamente ligado à inflação.

Assim, o investidor está recebendo até 11,88% ao ano, valor que supera o IPCA dos últimos 12 meses. Caso a inflação aumente, esse rendimento vai também aumentar.

Fundos de Renda Fixa

Os Fundos de Renda Fixa funcionam basicamente como qualquer outro fundo de investimento. Você aplica certa quantia em uma espécie de “condomínio”, que é controlada por um gestor. Após isso, o profissional irá pegar o dinheiro de todos os investidores do fundo e colocar em aplicações que considera as mais rentáveis.

Com os fundos de inflação, o gestor compra títulos de IPCA que estão tendo o melhor rendimento do mercado. Portanto, esta é uma boa opção para quem não possui muita experiência e quer deixar alguém que já possui cuidando dos seus investimentos.

LCI do Banco Bari

As LCIs (Letra de Crédito Imobiliário) são aplicações de renda fixa ligadas ao mercado imobiliário. Normalmente, os bancos captam esse tipo de investimento para financiar obras de desenvolvimento urbano. Por conta disso, diferente de outros tipos de investimento de renda fixa, o governo não exige a taxação do Imposto de Renda.

Uma das opções de maior destaque do mercado, e que está rendendo acima da inflação, é a LCI do Banco Bari. Além de possuir cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), no qual o investidor tem uma garantia de até R$ 250 mil, a aplicação está rendendo 12,25% ao ano, ou seja, praticamente 1% ao mês.

ETFs

Atuando de maneira parecida a um fundo de investimento, os ETFs (Exchange Traded Fund) são fundos de índices. Ou seja, aplicações de renda variável que estão atreladas a um determinado indicador. Por exemplo, o ETF BOVA11 investe nas principais ações que compõem o principal índice da bolsa, o Ibovespa.

Entretanto, hoje já existem fundos de índice na Bolsa de Valores (B3) que rendem de acordo com a inflação. Por exemplo, o IMAB11, B5P211, IMBB11.

Saiba como ganhar dinheiro com a alta da inflação aqui 

Assista ao vídeo exclusivo sobre como se proteger da alta da inflação: