• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

OPINIÃO: A taxa Selic pode dobrar o seu dinheiro em 5 anos?

O Brasil é historicamente um país de juros altos, o que o torna sim, um país da renda fixa

Por Fabrizio Gueratto

08/05/2025 | 14:57 Atualização: 08/05/2025 | 14:57

Receba esta Coluna no seu e-mail
Dinheiro (Foto: Adobe Stock)
Dinheiro (Foto: Adobe Stock)

Se tem uma coisa que aprendi ao longo dos anos acompanhando a economia brasileira é que, em meio à imprevisibilidade, há sempre uma verdade que permanece quase imutável: o Brasil é historicamente um País de juros altos.

Leia mais:
  • OPINIÃO. A verdade secreta da estratégia de Trump
  • Qual investimento que rendeu 14,46% e que bateu o Ibovespa nos últimos 12 meses?
  • Por que a guerra comercial EUA x China pode destruir a indústria nacional?
Cotações
26/04/2026 4h33 (delay 15min)
Câmbio
26/04/2026 4h33 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Agora, com a Selic em 14,75% ao ano, me peguei fazendo um cálculo simples. Se os juros continuarem nesse patamar, o seu investimento pode dobrar em menos de 5 anos somente em produtos de renda fixa. E nem precisa fazer mágica ou correr riscos malucos. Só com a força dos juros compostos, investindo em ativos que acompanham a Selic ou o CDI, dá para ver o capital multiplicar.

Vamos colocar isso em perspectiva: uma taxa de juros real (acima da inflação) na casa dos dois dígitos é uma raridade em boa parte do mundo, mas, no Brasil, é quase uma constante. Isso acontece porque vivemos, com certa frequência, períodos de instabilidade política, econômica ou os dois ao mesmo tempo. Essa volatilidade acaba exigindo que o Banco Central mantenha os juros altos como uma forma de conter a inflação e atrair capital estrangeiro. O resultado? Um ambiente em que a renda fixa não apenas sobrevive, como muitas vezes lidera a rentabilidade entre os investimentos.

Publicidade

Ninguém sabe até quando a Selic vai ficar nesse nível. Alguns especialistas dizem que já está próxima do teto, outros acham que ainda pode subir e, embora ninguém possa prever com exatidão, o que eu posso afirmar é que, permanecendo em patamares elevados, o efeito dos juros compostos se tornam ainda mais expressivo para quem investe com regularidade.

Claro, isso não significa abandonar a renda variável, longe disso, até porque eu mesmo invisto. Mas o investidor precisa entender que a renda fixa não é perda fixa como muitos dizem e que ela pode, sim, ser uma estratégia no longo prazo. Produtos como Tesouro Selic, CDBs, LCIs, LCAs e até mesmo fundos de crédito estruturados, como os FIDCs, ganham ainda mais relevância quando a Selic está alta. E é exatamente nesse cenário que o investidor de perfil conservador ou moderado consegue ver seu patrimônio crescer com consistência.

A fórmula não é mágica: aportes regulares, juros compostos e paciência. Com esses três elementos, dobrar o capital em 5 anos é uma possibilidade real quando os juros estão nos níveis atuais. E enquanto o caos político ou econômico persistir, a renda fixa continuará sendo um porto seguro para entregar bons resultados.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • dinheiro
  • Investimentos
  • Renda fixa
  • Selic
  • Taxa Selic

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Dólar abaixo de R$ 5 pela primeira vez em dois anos: viajar agora ou esperar? Veja se vale a pena comprar

  • 2

    O novo luxo: como itens raros, de guitarras a vinhos, viraram símbolo de status entre bilionários

  • 3

    FIIs com dívida 3 vezes acima da média acendem alerta — veja os 7 mais alavancados

  • 4

    Renda fixa digital tem rentabilidade média de 19%: entenda como funciona e quais são os riscos

  • 5

    Bolsa em alta recorde perde 112 mil investidores; Benchimol, da XP, culpa as contas públicas

Publicidade

Quer ler as Colunas de Fabrizio Gueratto em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Tem mais de 60 anos? Veja 3 benefícios que idosos podem aproveitar
Logo E-Investidor
Tem mais de 60 anos? Veja 3 benefícios que idosos podem aproveitar
Imagem principal sobre o Trabalho de meio período na aposentadoria? Como idosos podem se beneficiar com essa estratégia
Logo E-Investidor
Trabalho de meio período na aposentadoria? Como idosos podem se beneficiar com essa estratégia
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: menores de idade podem ter a conta aberta no próprio nome, desde que estas regras sejam cumpridas
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: menores de idade podem ter a conta aberta no próprio nome, desde que estas regras sejam cumpridas
Imagem principal sobre o Starlink: quem usar o plano de viagem fora do país pode perder o acesso à internet?
Logo E-Investidor
Starlink: quem usar o plano de viagem fora do país pode perder o acesso à internet?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: além do Caixa Tem, alunos podem movimentar dinheiro nestes outros locais
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: além do Caixa Tem, alunos podem movimentar dinheiro nestes outros locais
Imagem principal sobre o Idosos doentes têm direito à perícia médica em casa? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos doentes têm direito à perícia médica em casa? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Carteira do Idoso: veja qual gratuidade os idosos conseguem com o documento
Logo E-Investidor
Carteira do Idoso: veja qual gratuidade os idosos conseguem com o documento
Imagem principal sobre o Idosos podem retirar fraldas geriátricas gratuitamente, desde que apresentem estes documentos
Logo E-Investidor
Idosos podem retirar fraldas geriátricas gratuitamente, desde que apresentem estes documentos
Últimas: Colunas
Imposto de Renda: quando incluir dependentes pode sair mais caro
Samir Choaib
Imposto de Renda: quando incluir dependentes pode sair mais caro

Somar a renda do dependente à declaração pode elevar a alíquota e anular o ganho com deduções

25/04/2026 | 06h30 | Por Samir Choaib
O preço do dólar não deveria guiar seu investimento no exterior
William Castro
O preço do dólar não deveria guiar seu investimento no exterior

Mais do que a cotação, estratégia, diversificação global e tempo de mercado explicam o retorno de quem investe fora do Brasil

24/04/2026 | 17h52 | Por William Castro
Lavagem de dinheiro com cripto: nada mais (in)discreto do que lavar dinheiro em público
Fabrício Tota
Lavagem de dinheiro com cripto: nada mais (in)discreto do que lavar dinheiro em público

Rastro público das blockchains desafia o mito do anonimato e expõe o papel — ainda minoritário — das criptomoedas na lavagem global

24/04/2026 | 14h10 | Por Fabrício Tota
Por que o pior investimento do mundo ainda é melhor do que as bets?
Fabrizio Gueratto
Por que o pior investimento do mundo ainda é melhor do que as bets?

Chamar aposta de mau investimento é um erro técnico: enquanto bancos tratam o cliente com ineficiência, as bets o tratam como um alvo em um sistema desenhado para a extração de riqueza

23/04/2026 | 14h50 | Por Fabrizio Gueratto

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador