Newsletter

Mercado Financeiro Raiz | Twitter: @farialimaelevat | Instagram: @farialima.elevator

De segunda a sexta-feira primeiro na sua caixa de mensagens

AVISO: Esta carta é meramente informativa, não se configurando como relatório de análise; o Faria Lima Elevator não faz recomendações de investimento.

Faria Lima Elevator

Estatais e governo: é desgosto atrás de desgosto

Assine gratuitamente e receba o melhor do mercado financeiro na sua caixa de entrada

Faria Lima Elevator (Foto: Divulgação)

Este texto foi enviado primeiro para assinantes da newsletter “É Noite no Condado”, disparada todas as noites, de segunda a sexta-feira. Para receber na sua caixa de e-mail o melhor do mercado financeiro com comentários exclusivos do Faria Lima Elevator, cadastre-se gratuitamente.

Amanheceu, Condado!

Se tirar duas consoantes de desgosto, qual palavra representa Brasília? Pois é, todo livre mercado é bom até mexer com a popularidade de quem está no poder. O difícil é convencer que a moeda é fraca, que a crise fiscal colabora, que a falta de reformas é um problema… Além de ser mais fácil fazer discurso em rede social ameaçando interferência numa empresa de capital misto.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Aliás, mais importante do que prometer baixar impostos federais (alguém vai pagar por esse buraco na arrecadação) é apoiar a reforma tributária. O brasileiro não precisa de esmolas tributárias ou pequenos privilégios, mas de uma ampla revisão do sistema injusto e cumulativo. Essa barafunda tem de acabar!

Pronto, desabafo feito, agora que o pé está no fim de semana vamos ao que interessa: o que rolou no capítulo de educação financeira no BBB de hoje?

Essas são as principais notícias do dia no E-Investidor, com comentários do Faria Lima Elevator:

Após ameaças de Bolsonaro, Petrobras lidera perdas na Bovespa

Como já diria o saudoso Bob Fields, no Brasil, a empresa privada é aquela que é controlada pelo governo e a empresa pública é aquela que ninguém controla. A Petro é, de longe, a que as influências do governo mais saltam aos olhos; mas se for olhar mais de perto as outras estatais é desgosto atrás de desgosto.

BBB 21: Especialistas comentam fala de Gilberto sobre inflação

Período pré-pandemia: sair do escritório para um happy hour com os amigos, final de semana uma corridinha no parque e domingo almoço na casa da sogra. Período de pandemia: acordar às 8:55 para a reunião das 9:00, terminar o trabalho e trocar a tela do computador pela tela do celular, discutir BBB, A Fazenda e Masterchef.

Trajetória épica do bitcoin está ganhando mais atenção em Wall Street

Quem é mais chato: (1) quem comprou MGLU em 2015 falando que se tivéssemos comprado ações da empresa em vez de um iPhone hoje seríamos muito ricos ou (2) investidores de criptomoedas em 2021 tentando justificar que sempre estiveram certos em sua tese de investimento?

O que os investidores precisam acompanhar na Câmara para não perder dinheiro

Tornados? Furacões? Placas tectônicas? Desastres naturais de grandes proporções? Negativo. O cisne-negro da economia brasileiro chama-se Brasília. Ou melhor, nem de cisne-negro podemos chamar, já que é mais do que esperado que quando Brasília resolve aprontar, não sobra pedra sobre pedra no Mercado.

COLUNA Fernanda Camargo: Se mudarmos nossos hábitos podemos “adiar o fim do mundo”?

Uma das críticas ao sistema capitalista em seu modelo atual é o volume de matéria-prima que retira do planeta vis-à-vis a quantidade que retorna, algo preocupante em um sistema de recursos finitos. Desapontando — mais uma vez — os discípulos de Marx, o sistema capitalista está se reinventando: o foco agora é fechar o ciclo, de uma forma sustentável e rentável.

Tweet do dia:

Prepare-se para a semana que vem!

  • Brasil: Sondagem da indústria, do comércio, dos serviços, do consumidor e da construção (fevereiro), IPCA-15, IGP-M (fevereiro), PNAD Contínua (dezembro);
  • Estados Unidos: Confiança do consumidor (fevereiro), Discurso de Jerome Powell, PIB 4º Trimestre (preliminar);
  • Área do Euro: Índice de preços ao consumidor (janeiro);
  • Calendário corporativo Brasil: Itaúsa (ITSA3), Telefônica Brasil (VIVT3), CSN (CSNA3), Pão de Açúcar (PCAR4), Petrobras (PETR4), Weg (WEGE3), Gerdau (GGBR4), Via Varejo (VVAR3), Vale (VALE3), Ambev (ABEV3), Gol (GOLL4);
  • Calendário corporativo EUA: Berkshire Hathaway, HSBC, Nvidia, Lowe’s, Booking, Accor, Sales Force, Anheuser-Busch, MercadoLibre, Liberty Broadband.

Gostou? Cadastre-se e receba “É Noite no Condado” na sua caixa de e-mail.