Cofundador e CEO da StartSe, escola de negócios da Nova Economia. É um dos profissionais mais bem conectados do ecossistema brasileiro de startups. Em sua trajetória, já conquistou alguns prêmios, entre eles LinkedIn Top Voices e LinkedIn Top Startups, em 2019; Empresa Mais Inovadora do Brasil na área de educação, em 2018; e Medalha JK de Empresa Empreendedora do Ano, em 2017. É autor do Best-Seller “Organizações Infinitas”.

Escreve mensalmente, às quintas-feiras

Junior Borneli

Magazine Luiza no pêndulo do mercado

Entre altas e baixas de mercado, a gigante do varejo busca continuar sólida mesmo após a pandemia

Magalu vale hoje R$ 40 bilhões, cerca de 24% daquilo que valia há 18 meses - Foto: Magazine Luiza
  • No meio da pandemia, com lojas fechadas, a única opção era o e-commerce. Todo mundo correu pra lá
  • O Mercado Livre também teve seu valuation inflado na pandemia, pelo aumento das vendas online. Mas, ao contrário do Magalu, não tem lojas físicas

Em novembro de 2020, o Magazine Luiza chegou a valer R$ 165 bilhões. Estávamos no intervalo entre a primeira e a segunda onda da pandemia e o e-commerce estava em alta.

Hoje, depois da quarta onda da covid-19, o Magalu vale R$ 40 bilhões, cerca de 24% daquilo que valia há 18 meses. É uma queda impressionante, assim como foi a ascensão.

O fato é que a empresa pode estar sofrendo do “efeito pendular”, onde situações extremas levam a efeitos extremos. Vou tentar explicar melhor.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

No meio da pandemia, com lojas fechadas, a única opção era o e-commerce. Todo mundo correu pra lá e, com isso, empresas como a Magazine Luiza e Mercado Livre tiveram crescimento exponencial de vendas.

Quando ficou claro que as coisas voltariam à normalidade e que o varejo físico ainda existiria, aquele crescimento incrível não manteve o ritmo e, em muitos casos, teve um retrocesso.

Então, a correção no valuation da empresa foi consequência desse movimento. Num momento, era tudo e-commerce. No outro, era tudo como estava. O pêndulo foi de uma extremidade à outra.

O Mercado Livre também teve seu valuation inflado na pandemia, pelo aumento das vendas on-line. Mas, ao contrário do Magalu, não tem lojas físicas. Então, o movimento do pêndulo foi menos agressivo.

Tanto que hoje o Mercado Livre vale mais do que antes da pandemia, apesar de ter perdido 50% do seu valor de mercado atingido durante este período.

Em algum momento o pêndulo vai atingir seu “ponto ótimo” e indicar o valor exato das companhias depois desse turbilhão todo. Mas até lá, haverá muito ‘perde’ e ‘ganha’.

O segredo para uma empresa nesse cenário não é apenas sobreviver, mas transformar esse movimento no caminho para a próxima onda de crescimento e seguir se reinventando.