Cofundador e CEO da StartSe, escola de negócios da Nova Economia. É um dos profissionais mais bem conectados do ecossistema brasileiro de startups. Em sua trajetória, já conquistou alguns prêmios, entre eles LinkedIn Top Voices e LinkedIn Top Startups, em 2019; Empresa Mais Inovadora do Brasil na área de educação, em 2018; e Medalha JK de Empresa Empreendedora do Ano, em 2017. É autor do Best-Seller “Organizações Infinitas”.

Escreve mensalmente, às quintas-feiras

Junior Borneli

Era do camelo reforça a necessidade de ‘gerar lucro’ desde cedo

Onda de demissões e queda de valuation de startups mostram a mudança de pensamento dos investidores

Empresas precisaram ser resistentes iguais a um camelo durante o período de estiagem de dinheiro. (Foto: Envato Elements)
  • Os camelos, como você deve saber, são animais que resistem a longos períodos de seca. Eles são capazes de armazenar muito água e seguir avançando, mesmo num ambiente adverso
  • No cenário atual, onde não existe mais dinheiro em abundância, "dar lucro" voltou a ser importante desde cedo. Não existe mais, por enquanto, a paciência eterna com a "queima de caixa"

O fim do “dinheiro fácil” dos VCs (fundos de Venture Capital) trouxe uma mudança substancial no mercado. Agora, as empresas desejadas não são as que crescem a qualquer custo, mas sim as que crescem de forma sustentável.

Os camelos, como você deve saber, são animais que resistem a longos períodos de seca. Eles são capazes de armazenar muita água e seguir avançando, mesmo num ambiente adverso.

No cenário atual, onde não existe mais dinheiro em abundância, “dar lucro” voltou a ser importante desde cedo. Não existe mais, por enquanto, a paciência eterna com a “queima de caixa”.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

A onda de demissões nas startups e a queda nos valuations se explica de forma simples: quando a torneira se fecha, quem não tem reserva de água perde força ou morre de sede.

Será comum, por um tempo, observar que unicórnios não serão gerados em questão de meses. Talvez haja uma transmutação: camelos se tornarão unicórnios. Mas não mais um unicórnio comum. Talvez vejamos camelos de chifre e unicórnios com corcovas. No entanto, é fato que o milenar provérbio chinês nunca foi tão atual: “Cave o poço bem antes de sentir sede.”