• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

As oportunidades na Bolsa em tempos de guerra

Veja alguns exemplos de tomadas de decisões e comportamentos que podem maximizar suas oportunidades

Por Marco Saravalle

30/05/2022 | 7:35 Atualização: 30/05/2022 | 7:35

Receba esta Coluna no seu e-mail
Movimentações políticas sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia e cenário de inflação global movimentam setor de investimentos – Foto: Envato Elements
Movimentações políticas sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia e cenário de inflação global movimentam setor de investimentos – Foto: Envato Elements

Desde o início da pandemia, em 2020, estamos experimentando situações complexas e surpreendentes, muitas vezes para o lado negativo. Mas a realidade é que estamos diante de um cenário controverso de guerra, inflação persistente e baixo crescimento econômico, o que nos traz um sentimento de insegurança com nosso próprio dinheiro.

Leia mais:
  • CARE11: vale a pena investir no setor funerário?
  • Poder de compra: como a inflação contribui para a desigualdade social
Cotações
21/04/2026 18h09 (delay 15min)
Câmbio
21/04/2026 18h09 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Neste texto, vamos abordar alguns exemplos de tomadas de decisões e comportamentos que podem te ajudar a maximizar suas oportunidades.

Começando a analisar a guerra entre a Ucrânia e a Rússia, existem três insights importantes para ressaltar, cada um tangenciando um âmbito do mundo dos investimentos. A saída da Rússia do Swift mundial, além das demais sanções impostas ao país, levou a um receio por parte de outros países de depender e depositar toda sua riqueza em instituições globais ou moedas fortes, como o dólar.

Publicidade

A necessidade de segurança nos leva novamente ao tema de diversificação, mostrando o quão importante é criar um portfólio inteligente e não depositar tudo em apenas uma opção.

Outra percepção, agora com um olhar mais empresarial, é que essa diversificação também se mostrou importante para cada país entender seus principais fornecedores de bens básicos, junto a uma tentativa de se tornarem cada vez mais autossuficientes. O Brasil, por exemplo, tem necessidade de importar fertilizantes químicos da Rússia, causando uma verdadeira preocupação no setor agrícola e, consequentemente, no decorrer de sua cadeia produtiva.

Dessa forma, alternativas foram levantadas e oportunidades foram criadas. Empresas brasileiras começaram a investir em produção de fertilizantes biológicos para abastecimento interno. Pode-se citar como exemplo o grupo Vittia, de insumos biológicos, que espera crescimento de 50% a 70% de sua linha de produtos em 2022.

No caso da guerra na Ucrânia, o tempo do conflito se tornou maior que o previsto, contrariando as previsões em relação à resistência do país invadido. Acreditava-se que já havia ocorrido situações semelhantes, mas, como a guerra segue, a percepção mudou. Outro fator importante é a possível escalada da guerra e de suas consequências, com o anúncio da Suécia e da Finlândia sobre o interesse de ingressar na OTAN, principal gatilho do início do conflito no Leste europeu.

Publicidade

Visto isso, o terceiro insight está em entender quais os setores e possíveis empresas que ganham espaço no curto e médio prazo frente o cenário observado. Os países fronteiriços com a Rússia não foram os únicos que buscaram alternativas de proteção e a Alemanha retomou políticas de rearmamento. Assim como a Dinamarca, que demonstrou interesse em entrar para a cooperação militar da União Europeia.

Há também uma crescente militarização de vários países, como forma de proteção dos seus territórios, o que se traduz em uma possível oportunidade para crescimento do setor de armamentos.

Por fim, sempre há tendências de comportamento, seja entre as economias mundiais ou entre indivíduos. Com muita pesquisa e estudo, é possível analisá-las e encontrar oportunidades de investimentos em todos os cenários, sempre pensando na proteção de seu capital com um portfólio diversificado.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Dolar
  • Economia
  • Empresas
  • Europa
  • Inflação
  • Investimentos
  • Rússia

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje fecha em leve alta com tensão no Oriente Médio e disparada do petróleo; dólar cai ao menor valor em 2 anos

  • 2

    Cresce a compra e a venda de ativos problemáticos no País: maioria busca retorno mínimo de 20%, diz EY

  • 3

    Inflação projetada para 2026 sobe e influencia Tesouro Direto; entenda o impacto dos juros mais altos sobre os títulos públicos

  • 4

    Petróleo hoje dispara e fecha acima de 5% com tensão no Oriente Médio e pressiona cenário global

  • 5

    Risco moral pode ser mais relevante do que o de crédito, diz co-CEO da RB Asset

Publicidade

Quer ler as Colunas de Marco Saravalle em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: alunos podem movimentar a Poupança Social Digital pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: alunos podem movimentar a Poupança Social Digital pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o Carteira do Idoso: 2 benefícios que pessoas com 60 anos ou mais conseguem com o documento
Logo E-Investidor
Carteira do Idoso: 2 benefícios que pessoas com 60 anos ou mais conseguem com o documento
Imagem principal sobre o Gás do Povo: é possível consultar se o vale de recarga está disponível pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Gás do Povo: é possível consultar se o vale de recarga está disponível pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o Microaposentadoria: 5 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Logo E-Investidor
Microaposentadoria: 5 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Imagem principal sobre o Idosos têm quantos anos para renegociar suas dívidas e salvar as finanças? Veja o prazo
Logo E-Investidor
Idosos têm quantos anos para renegociar suas dívidas e salvar as finanças? Veja o prazo
Imagem principal sobre o Idosos conseguem renegociar dívidas de cartão de crédito, mas como isso deve ser feito?
Logo E-Investidor
Idosos conseguem renegociar dívidas de cartão de crédito, mas como isso deve ser feito?
Imagem principal sobre o Carteira do Idoso: saiba como emitir o documento e conseguir 50% de desconto em passagens de ônibus
Logo E-Investidor
Carteira do Idoso: saiba como emitir o documento e conseguir 50% de desconto em passagens de ônibus
Imagem principal sobre o Starlink residencial: quanto custa o plano família e o que vem no pacote?
Logo E-Investidor
Starlink residencial: quanto custa o plano família e o que vem no pacote?
Últimas: Colunas
Quanto custa ir ao Rock in Rio Lisboa – e como o preço se compara ao Brasil
Quanto custa?
Quanto custa ir ao Rock in Rio Lisboa – e como o preço se compara ao Brasil

Ingressos partem de €89 em Portugal, enquanto edição brasileira chega a R$ 870; veja os detalhes

21/04/2026 | 17h50 | Por Quanto custa?
O banco dos aposentados que paga acima da média e quer atrair o investidor de dividendos
Katherine Rivas
O banco dos aposentados que paga acima da média e quer atrair o investidor de dividendos

Banco focado em aposentados combina dividendos acima da média com nova frente de crescimento no consignado privado

21/04/2026 | 06h30 | Por Katherine Rivas
Vale do Silício: por que o novo ativo de 2026 não é a IA
Ana Paula Hornos
Vale do Silício: por que o novo ativo de 2026 não é a IA

O cansaço mental virou um risco para o seu patrimônio, assim como a "sustentabilidade humana" se tornou a estratégia de elite para evitar decisões impulsivas

18/04/2026 | 06h30 | Por Ana Paula Hornos
De agência a motor de crescimento: a comunicação como verdadeiro ativo de negócio
Carol Paiffer
De agência a motor de crescimento: a comunicação como verdadeiro ativo de negócio

Comunicação estratégica ganha status de alavanca de valor e passa a influenciar crescimento, reputação e valuation das empresas

17/04/2026 | 15h13 | Por Carol Paiffer

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador