Publicidade

Colunista

Museu do Ipiranga: como visitar o monumento-edifício de graça

Lá dentro, o visitante poderá conhecer nada menos que 11 exposições de longa duração

Vista da fachada do 
Museu do 
Ipiranga. FOTO: MARCELO CHELLO / ESTADAO
Vista da fachada do Museu do Ipiranga. FOTO: MARCELO CHELLO / ESTADAO

Há quem viaje para a Europa e encaixa na agenda uma espécie de tour cultural, passando por diversos museus – e, em alguns casos, descobrindo que a Mona Lisa de Leonardo da Vinci, que tem um canto no Louvre só para ela, mede apenas 77 cm x 53 cm. Mas essas mesmas pessoas visitam os museus da própria cidade? Em muitos casos, não. Por isso pergunto: você, morador de São Paulo, já foi ao Museu do Ipiranga? Se não foi, há uma bela oportunidade de conhecer o lugar pagando R$ 0.

O Museu do Ipiranga foi fundado no fim do século 19 em uma construção criada para ser um monumento em celebração à Proclamação da República. Após 9 anos fechado, reabriu em setembro de 2022, restaurado, com o dobro do tamanho e área subterrânea.

O espaço tem entrada gratuita às quartas-feiras, no primeiro domingo de cada mês (data com gratuidade oferecida pela B3, a Bolsa de Valores do Brasil) e nos feriados do aniversário de São Paulo (25/1) e da Independência (7/9). O ingresso deve ser retirado na bilheteria do museu, no próprio dia: a distribuição ocorre a cada 30 minutos, para entrada na hora cheia seguinte.

Publicidade

Lá dentro, o visitante poderá conhecer nada menos que 11 exposições de longa duração. Entre os destaques, está uma que mostra como foi a construção do edifício-monumento e a história do museu, que por muito tempo abrigou coleções de botânica e zoologia, por exemplo. Já a mostra Uma História do Brasil conta com obras que mostram personagens que fazem parte da formação do Brasil. É nela que está a famosa pintura “Independência ou Morte!”, de Pedro Américo, que retrata Dom Pedro I declarando a independência do Brasil.

Pra você que vai passar o Carnaval em São Paulo, fica a dica: o Museu do Ipiranga estará aberto entre os dias 10 e 13 de fevereiro, com entrada gratuita no dia 12 de fevereiro. Então, programe-se. E você, leitor, seja de que cidade for, celebre os museus e centros culturais locais. Pode ser que nem seja necessário tirar dinheiro do bolso.

Serviço: R. dos Patriotas, 100, Ipiranga. 10h/17h (fecha segunda). Dias gratuitos: quartas-feiras, primeiro domingo de cada mês e feriados de 25/1 e 7/9.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O que este conteúdo fez por você?