Viagem financeira

Formada em jornalismo e com especialização em mídias digitais pela Universidade da Califórnia, Valéria Bretas já passou pelos maiores veículos de comunicação do País e hoje é editora-chefe do E-Investidor. Ao longo de sua carreira, também aperfeiçoou técnicas de planejamento financeiro aplicadas em viagens. Na coluna Viagem Financeira, escreve sobre experiências, organização financeira e notas exclusivas sobre turismo. Instagram: @valeriabretas

Com colaboração do jornalista @andersonfigo

Valéria Bretas

Os benefícios que os cartões oferecem e todo viajante deveria conhecer

American Express, Elo, Mastercard e Visa: veja as vantagens de cada bandeira

Se você é empreendedor, veja o passo a passo para solicitar o seu. Foto: Thiago Teixeira/Estadão

Empurrar o pagamento de uma conta, parcelar as compras e acumular milhas aéreas são algumas funções que os cartões de crédito oferecem e todos nós já conhecemos. E confesso que durante anos acreditei que essas eram as únicas ferramentas disponíveis em termos de planejamento financeiro.

Com algumas viagens saindo do papel, percebi que precisava enxugar gastos se quisesse executar todos os meus planos. Quando comecei a investigar os benefícios que as bandeiras têm no cardápio, a surpresa foi boa: há pelo menos cinco anos eu não pago um seguro de viagem, por exemplo.

É difícil quantificar o quanto eu economizei, já que as tarifas variam de acordo com o destino, período, coberturas contratadas, entre outros fatores. Mas só para você ter ideia, uma cotação feita no ano passado para 15 dias na Europa – com cobertura de 40 mil euros em despesas médicas e imprevistos com os voos – custava quase R$ 400 para apenas uma pessoa. Antes de optar pelo seguro do cartão, porém, faça um checklist de todas as coberturas e veja se os valores são suficientes.

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E essa é só uma das vantagens que talvez você não conheça. Há pelo menos outros 10 serviços valiosos que as bandeiras disponibilizam aos clientes e que precisam entrar nos seu radar antes da próxima viagem. Chip de celular no exterior, transporte gratuito para o aeroporto, seguro para as bagagens e acesso às salas VIP são só alguns itens dessa lista.

Conversei com as principais bandeiras de cartão que operam no Brasil – American Express, Elo, Mastercard e Visa – para mapear tudo o que os viajantes precisam saber antes de emitir o cartão de embarque. Esse guia também pode te ajudar na hora de escolher o card que faz mais sentido para as suas necessidades de viagem. Veja o que cada uma delas oferece:

American Express

No Brasil, o Bradesco é a única instituição licenciada para emitir os cartões de crédito da American Express – ou Amex, para os íntimos.

Quem compra as passagens aéreas com os cartões elegíveis pode contar com o seguro viagem, válido também para o cônjuge ou companheiro (a) e para os filhos menores de idade. Há ressarcimento para emergências médicas, perda ou roubo de bagagem, cancelamento de viagem, entre outros. Veja, aqui, os detalhes sobre os benefícios que cada cartão oferece.

Um dos principais destaques da bandeira é o acesso às salas VIP. Além de uma sala exclusiva do Bradesco, o cartão Platinum libera a entrada em diversos parceiros ao redor do mundo.

“Entendemos as necessidades dos nossos associados e buscamos sempre oferecer benefícios que vão de encontro aos seus desejos, garantindo serviços de alto padrão. Mesmo com a diminuição do volume de viagens no último ano, entendemos que estamos em uma situação temporária e que a normalização das operações vai trazer novas oportunidades”, diz Rose Del Col, presidente da American Express no Brasil.

Seguros:  A Amex disponibiliza seguro contra emergências médicas, atraso de voos, perda de bagagem, aluguel de carro e garantia estendida nas compras. Para usufruir da cobertura, que varia de US$ 15 mil a US$ 30 mil, o cliente precisa ter comprado a passagem aérea com um cartão elegível e emitir o bilhete de seguro.

Consulta médica on-line: É comum ficar doente quando estamos em outro país. Muitas vezes, o clima afeta a respiração, a comida pode gerar algum tipo de intoxicação alimentar e até mesmo a água pode desencadear algum mal estar. Se você é como eu e gosta de viajar sozinho, ter algum tipo de assistência médica pode ser fundamental para evitar problemas maiores. Durante as viagens internacionais, algumas categorias oferecem uma consulta médica virtual para situações não urgentes. Vale a pena checar se há cobertura no seu card!

Prorrogação de estadia: Na hipótese de algum acidente pessoal ou doença súbita, o cartão cobre os custos dos dias extras durante a viagem. O benefício é válido para diárias de até US$ 250 e com duração máxima de 5 dias. Também é obrigatório emitir o bilhete de seguro.

Upgrade em hotéis: O cartão Platinum também fazu um upgrade de status automático em três programas globais de fidelidade de hotéis: Hilton Honors, Melia Rewards e Radisson Rewards. O que isso significa? que você acumula pontos, ganha descontos em estadias, recebe café da manhã cortesia, pode fazer o check-in mais cedo e sair do hotel mais tarde, entre outros.  Se você já tem esse cartão em mãos, só é importante lembrar de fazer o cadastro nos programas e solicitar o status para o Concierge Bradesco.

Sala vip: Localizado no terminal 3 do Aeroporto Internacional Guarulhos, em São Paulo, há um lounge exclusivo do Bradesco para os clientes com The Platinum Card e The Centurion. Com direito a um acompanhante, a sala funciona 24h por dia e oferece serviço de alimentação à la carte, chuveiros, sala de televisão e espaço para crianças. O The Centurion também dá acesso às salas VIP Delta Sky Club e Airspace Lounge em diversos aeroportos ao redor do mundo.

Elo

Os clientes têm flexibilidade para escolher os benefícios vinculados ao cartão. Explico: por meio de uma plataforma, a Elo Flex, você define as opções que fazem mais sentido para o seu perfil.

Para quem gosta de viajar, as melhores opções incluem chip de internet e voz para viagens internacionais, seguro com cobertura para despesas médicas, hospitalares e odontológicas, extravio de bagagem e atrasos e cancelamento de voos, e acessos às tão cobiçadas salas vip no Brasil e no mundo. Vale lembrar que algumas ofertas podem variar entre os cartões – você pode checar os detalhes aqui.

Chip de celular: Para ter acesso ao chip, é necessário comprar as passagens aéreas internacionais de ida e volta com o cartão – são duas cotas por ano.

Transfer: liberado para duas corridas de R$ 150 cada por ano para a ida e volta de aeroportos internacionais no Brasil.

Seguro viagem: Despesas médicas e odontológicas, custos por atraso ou cancelamento de voo e proteção contra o extravio de bagagens são disponíveis para viagens nacionais e internacionais compradas com os cartões Elo.

Entrega de compras internacionais: Essa é uma vantagem ainda pouco explorada pelos brasileiros. Sabe aquele produto dos sonhos que só encontramos em lojas dos Estados Unidos? O cartão reduz os custos do frete das mercadorias.

Sala vip: Algumas categorias oferecem acesso gratuito (com um acompanhante) a mais de 750 Salas VIP LoungeKey nos principais aeroportos do mundo. Para entrar é necessário apenas apresentar o cartão de embarque e o cartão Elo, mas a política de acesso depende do banco emissor e vale checar para evitar taxas. A bandeira Elo Nanquim, por exemplo, é uma que tem parceria com a sala.

Mastercard

Quem opta pela bandeira Mastercard tem alguns benefícios obrigatórios que acompanham automaticamente as categorias dos cartões. No entanto, dependendo da parceria com o emissor, há outras vantagens que podem ser adicionadas. Os detalhes você pode checar aqui.

Entre os detaques da bandeira, está o acesso às salas VIP LoungeKey e um local exclusivo no aeroporto de Guarulhos para todos os cartões Mastercard Black – independentemente do emissor, todos têm direito. Além disso, há reembolso para despesas médicas, carro alugado, problemas com bagagens e voos cancelados de última hora.

Assistência:  Durante 24h, nos sete dias da semana, há uma central para passar informações prévias sobre o destino, indicações médicas e jurídicas e localização de bagagem perdida. O serviço está disponível para todos os cartões.

Seguro viagem: Há uma apólice de até US$ 25 mil para despesas médicas de urgência ou emergência no exterior. O benefício é válido para o dono do cartão, cônjugue e filhos dependentes. Na categoria Black, a cobertura é de até US$ 150 mil. Para ter acesso, o cliente precisa emitir um bilhete de seguros no portal de benefícios da Mastercard.

Compras com garantia estendida: Sabe aquele iPhone ou PlayStation que você deixa para comprar nos EUA? Se você fizer a compra com o cartão, a Master estende a garantia original da fabricante do produto por até 1 anos.

Seguro grátis para carro alugado: Quando você faz a reserva do veículo em uma locadora com o cartão Master, há cobertura para danos ao carro causados por colisão, roubo e vandalismo. Vale checar se a sua categoria inclui esse serviço antes de pagar proteções extras no aluguel.

Consultor de viagens: Cartões Platinum e Black podem acionar um consultor de viagens para ajudar na hora de comprar as passagens aéreas, fazer reservas de hotéis e de veículos. A melhor parte é que é, quando há disponibilidade, é possível ganhar upgrade de quarto, café da manhã, fazer o check-in antecipado e o check-out mais tarde.

Inconveniência de viagens: A partir da categoria Gold, é possível incluir o benefício que reembolsa as despesas de acomodações se a sua viagem for cancelada de última hora ou atrasada.  Por conta da covid-19, muitos voos são adiados e essa proteção evita que você tenha um gasto extra no planejamento.

Proteção de bagagem: Uma das histórias mais comuns em roda de bar é aquele amigo que perdeu a mala, teve que comprar roupas novas na viagem e recuperou os itens meses depois. Em todas as categorias dos cartões, é possível adicionar a proteção de bagagem – ou seja, a Master arca com as desespesas e ajuda no processo de rastreamento.

Sala vip: Os clientes da categoria Black têm a opção de aguardar os voos em uma sala exclusiva da Master no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.  O acesso ao LongeKey também é liberado.

Visa

Assim como na Elo, a Visa decidiu apostar na customização dos cartões e está prestes a lançar um novo produto em parceria com o Bradesco. O cliente com o card Bradesco Like Visa poderá escolher quais vantagens específicas deseja usufruir – o pacote turismo é um deles.

É importante destacar que os benefícios dependem da parceria com o emissor. Ou seja, não são todas as categorias que oferecem os mesmos serviços. Veja, aqui, os detalhes de cada cartão.

Assistência viagem: todos os cartões oferecem assistência 24 horas por dia aos viajantes. Na prática, a central te ajuda com informações sobre os destinos, necessidade de passaporte e visto, quais vacinas são exigidas no local, precauções médicas, taxa de câmbio, entre outros. Fonte segura! Como a pandemia da covid-19 ainda está longe do fim, a ferramenta é bem útil para consultar as restrições antes de se aventurar em um país diferente.

Seguro grátis para carro alugado: Sabe aquela taxa extra de proteção que nós pagamos na hora de alugar um carro? Pois é. Antes de fechar a compra lembre-se de usar o seu cartão de crédito: ele pode oferecer um seguro gratuito contra roubo ou danos no veículo alugado, proteção contra colisão, roubo, vandalismo e até incêndio. A cobertura está disponível em qualquer país do mundo, incluindo o Brasil.

Médico on-line: A partir da categoria Platinum, o cliente pode fazer uma consulta médica virtual se estiver fora do Brasil. É claro que essa é uma assistência para situações de baixa gravidade, mas pode ser uma boa opção para tirar dúvidas e acalmar os nervos sem ter que ir fisicamente até um centro médico.

Sala VIP: os lounges exclusivos do Priority Pass também estão liberados para os clientes Visa Infinite – a categoria mais alta de cartões que a empresa oferece hoje.

Seguro viagem: Quem nunca perdeu uma conexão ainda não tem história para contar. Dependendo da categoria do seu cartão, você pode ter um seguro contra as despesas de não chegar no horário previsto – é claro que o benefício só funciona em circunstâncias imprevisíveis, fora do nosso controle, como atraso no voo anterior ou problemas no check in, por exemplo. O mesmo se aplica na hora de cancelar a viagem – alguns clientes conseguem o reembolso das passagens se cancelar o voo com certa antecedência. A perda,roubo e extravio das bagagens também têm cobertura no seguro de viagem – seja nacional ou internacional. Mas atenção: o seguro só passa a valer depois que você preenche um cadastro on-line e emite um bilhete – a cobertura fica válida durante um ano.