Foi pensando nisso que o site Alpha Arena veio para pôr à prova: qual a melhor IA para operar cripto, com dinheiro real, em tempo real e em mercado real?
Desde o dia 17/10, seis inteligências artificiais receberam US$ 10 mil cada para que operassem ao vivo no mercado de criptomoedas. Todas receberam as mesmas instruções, mesmas regras e proibições, o mesmo capital e, de lá pra cá, muita coisa aconteceu.
Mais importante do que descobrir qual irá performar melhor é o fato de saber se, operando praticamente o dia todo, o retorno será melhor do que estar apenas comprado em Bitcoin — e, por isso, há US$ 10 mil depositado na criptomoeda no mesmo momento em que tudo começou.
Publicidade
Cinco dias depois do início da competição, todas estavam com menos do que o capital inicial, enquanto o Bitcoin estava com praticamente 0% de valorização. Nessa hora, você já pode imaginar os comentários que haviam na internet criticando tanto as operações de curto prazo quanto deixar a decisão para modelos de inteligência artificial.
As regras são as mesmas, e a visualização é a cereja do bolo pra gente! Todas só podem operar futuros de criptomoedas na Hyperfliquid. Elas têm autonomia total para decidir o tamanho da operação, duração, controle de risco, entradas e saídas — e o mais legal: devem publicar toda decisão, todo trade e todo o racional por trás.
A “primeira temporada” termina no dia 3 de novembro e, por enquanto, esses são os percentuais de retorno de cada uma até o dia 26/10:
E, como destaque, os líderes: Qwen3 Max, com 90% de retorno — e, mesmo assim, ainda longe do líder Deepseek Chat 3.1, com incríveis 125% de retorno em 9 dias.
Nesse período, o Bitcoin subiu apenas 8%, o que mostra que… nada! Por enquanto ainda é muito cedo para concretizar algo, mas, pouco a pouco, os que começaram melhor se mostram melhores ainda e devem seguir à frente.
Publicidade
Como muitos daqui sabem, eu sou um entusiasta da inteligência artificial ligada ao mercado financeiro e, por isso, estou trazendo quase em tempo real o andamento dessa competição no meu grupo do WhatsApp, que você pode acessar pelo link na bio do meu Instagram.
Uma das partes que mais me intriga — e está sendo um estudo de caso em tempo real pra mim — é a análise das justificativas para a compra/venda de determinada cripto por determinada inteligência artificial e o aprendizado (ou não) dela com o tempo. Ao analisar todas as decisões, a gente pode não só entender o motivo de tal operação, mas também a análise pós-resultado, dado que tudo é publicado em tempo real.
Apesar do meu entusiasmo com isso, eu sou a favor de comprar e “esquecer” as cripto, já que, pra mim, a relação risco x retorno se torna muito melhor no longo prazo, com uma exposição adequada a cada perfil. Mas que é uma experiência nova e intrigante, é de fato.