O que este conteúdo fez por você?
- O IPCA+ é um título que serve para todos os momentos, como proteção e também como opção quando não sabemos o que vai acontecer com a economia
- Não sabemos se a economia vai melhorar ou piorar e mesmo assim, o título mais conservador é o titulo que mais rendeu nos últimos 20 anos
- Com o aumento dos ruídos político-econômicos, o mercado começa a acreditar que o governo não cortará gastos, precisará se endividar mais e a dívida sairá mais cara
Quase todo dia recebo no meu perfil do Instagram (@vmiziara) a pergunta “qual é o melhor investimento?”. É óbvio que não existe um melhor investimento igual para todo mundo, pois isso depende do perfil de cada um, do horizonte de investimentos e da época em que vai investir.
Leia também
Mas – e esse é um “mas” de muita atenção – existe um único investimento que todos analistas, gestores e assessores concordam que encaixa em todo perfil: o IPCA+. Esse é aquele título que vai garantir uma taxa de juros pré-fixada mais a correção da inflação.
Na melhora do mercado entendemos que os juros devem cair e, assim, esse título paga um rendimento pré-fixado alto para o investidor. Em uma situação de piora da economia provavelmente a inflação dispara, sendo assim, esse título vai render mais e garantir o aumento dos custos na vida cotidiana.
Basicamente, o IPCA+ consiste em um título que serve para todos os momentos, como proteção e como opção quando não sabemos o que vai acontecer com a economia. O Brasil é aquele país do “quase”, desde o “quase deu certo” até o “quase quebrou”. Provavelmente não vamos ver calote, mas também não vamos ver a economia disparar, principalmente após os ruídos recentes.
Publicidade
Nos últimos dias, a equipe econômica se desentendeu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou não fazer sentido perseguir um déficit “zero” para 2024. O problema disso é que sem comprometimento do governo em corte de gastos o Congresso deve dificultar a aprovação de algumas propostas com o argumento de que o Executivo não está fazendo a parte deles.
O que fazer?
No meio desse “chove no molhado” nos resta avaliar os investimentos disponíveis e ver onde melhor alocar nosso capital – e neste ponto eu chamo a atenção para o artigo de hoje.
Nem Certificado de Depósito Interbancário (CDI) nem dólar nem Bolsa ganharam nos últimos 20 anos do IPCA+6%. Isso quer dizer que quem comprou um título de renda fixa e segurou, teve um rendimento muito superior à quem correu risco com o sobe e desce do juros, da Bolsa e do dólar.
Pegando o histórico desde 2000 até hoje:
- IPCA+6% retornou 1.583%
- CDI retornou 1.402%
- Ibovespa rendeu 582%
E o dólar, considerando apenas a exposição à moeda sem investir o dinheiro lá fora, deram míseros 180%.
O que eu estou querendo dizer aqui é muito simples e muito importante: não sabemos se a economia vai melhorar ou piorar e, mesmo assim, o título mais conservador foi aquele que mais rendeu nos últimos 20 anos.
Publicidade
A taxa do IPCA+ não estava nesse patamar faz algumas semanas, mas com o aumento dos ruídos político-econômicos o mercado começa a acreditar que o governo não cortará gastos, precisará se endividar mais e a dívida sairá mais cara. Logo, juros mais altos.
Enquanto eu escrevo esse artigo o Tesouro IPCA+ com vencimento em 2024 paga a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mais 5,90% e o mesmo título com vencimento em 2029 paga IPCA + 5,82%. Ambos estão quase no “número mágico” procurado pelos investidores mais experientes.
E a garantia?
Até então falei apenas de título público, mas é possível garantir títulos de crédito privado com uma taxa muito superior à essa. Resta analisar bem caso a caso, pois quando investimos em títulos públicos, o governo serve como garantia e como disse, “quase sempre quebra”, mas não quebra. Já no caso de crédito privado, só esse ano já vimos inúmeras empresas sofrerem por causa do juros altos.
E mercado financeiro é isso, uma ponte entre quem precisa e quem tem para investir. Em cenário de juros altos, sorri aquele que pode investir, chora aquele que precisa de dinheiro emprestado.
Aproveitando esse toque do crédito privado, vou soltar uma lista atualizada dos ratings dos principais emissores no grupo do Whatsapp para ajudar na sua tomada de decisão. Fica o convite para todos clicando aqui.
Publicidade